Jorped: I Jornada Pedagógica do Colégio Universitário da UFMA começará na terça-feira, 17

publicado: 13/01/2023 10h53, última modificação: 13/01/2023 15h38

O Colégio Universitário (Colun) da Universidade Federal do Maranhão realizará, no período de 17 a 27 de janeiro, a I Jornada Pedagógica (Jorped) do Colégio Universitário da UFMA. O evento objetiva ser um espaço coletivo de reflexões, proposições e ações escolares voltadas à melhoria do processo ensino e aprendizado no âmbito do Colun e demais instituições envolvidas.

A coordenadora do Núcleo Técnico Pedagógico do Colun, Alessandra Belfort Barros, explica que esta primeira edição promoverá encontros formativos dos servidores, com a apresentação do Calendário Escolar 2023. “Este ano, nossa proposta foi fazer um calendário bem flexível. Queremos levar para a Jorped a ideia de que as áreas de conhecimento possam propor ações para desenvolvermos ao longo do ano de 2023”, ressaltou.

Além disso, será feita a apresentação e implementação do Projeto Político Pedagógico (PPP) e da Proposta Curricular (PC) do Ensino Fundamental, além de questões relacionadas ao planejamento educacional e curricular, educação especial e inclusiva, planos de ação educativos dos setores da escola e desenvolvimento de projetos de ensino, pesquisa, extensão, inovação e formação docente do Colun.

Para Alessandra Belfort, as expectativas para a primeira edição do evento são altas, uma vez que será discutido o Projeto Político-Pedagógico do Colégio Universitário, que, por muitos anos, não foi desenvolvido e sistematizado: “Nessa jornada, discutiremos o que foi feito durante o ano de 2022 pela Comissão do PPP, para que possamos aprovar e implementar o projeto no Colun. Durante os 50 anos de existência do Colégio Universitário, ainda não tínhamos realizado um trabalho nesse sentido, e, nessa jornada, será concretizado”.

Por: Orlando Ezon

Produção: Bruna Castro