Jornal Rádio Universidade entrevista diretor científico da Fundação Fapema, João Batista Bottentuit, sobre reajuste de 25% nas bolsas de pesquisa

publicado: 05/01/2022 11h12, última modificação: 05/01/2022 20h20

A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) reajustou, este mês, em 25%, os valores das bolsas pagas para os pesquisadores, tema que foi abordado em entrevista com o diretor científico da Fundação Fapema, João Batista Bottentuit Júnior, no quadro Rádio Opinião do Jornal Rádio Universidade, na terça-feira, 4.

De início, o professor falou sobre a importância do investimento na pesquisa e nas ciências. “As bolsas representam o pagamento ao pesquisador para que ele possa se dedicar integralmente a sua atividade de pesquisa, e esses valores que eram praticados já estavam defasados. Afinal de contas, tudo aumentou, e as bolsas também precisam de um reajuste”, afirmou.

O professor destacou a necessidade de pesquisa no cenário de pandemia, pois, na visão dele, as pesquisas foram muito importantes para o combate da covid-19, com a criação das vacinas. “Se não fossem feitos todos esses investimentos na ciência, não teríamos vacinas para a população, e, dessa forma, não teríamos aí uma redução no número de casos e de mortes. Então, graças ao incentivo de cada um dos países, nós podemos ter vacinas. Se tivéssemos mais investimentos no Brasil, com certeza, uma vacina brasileira já teria sido produzida com muito mais agilidade, então, de fato, investir em ciências é investir na vida e é de extrema importância”, acrescentou.

O professor acrescentou que a Fapema investe tanto em concessão de bolsas como em concessão de auxílios para a realização de pesquisas em todas as áreas do conhecimento e em vários níveis. A Fapema tem editais voltados para várias áreas de pesquisa como o “Geração Ciências”, o “Iniciação Cientifica” e outros editais voltados para inovação.

A durabilidade das bolsas e valores depende do tipo de pesquisa, que geralmente duram cerca de um ou dois anos, dependendo do projeto. “Temos as bolsas de mestrado, que duram dois anos, temos a bolsa de doutorado, que duram 48 meses, temos bolsas pesquisador visitante para aquele professor que vem de outro país ou outro estado e bolsas de pós-doutorado tanto no Brasil como no exterior”, explicou.

Para analisar as ofertas de bolsas para a pesquisa científica, basta acessar o site da Fapema e observar os critérios nos editais. “Estamos aí para apoiar todos os pesquisadores”, finalizou o diretor.

Por: Angela Lima

Produção: Laís Costa