Jornal Rádio Universidade entrevista a turismóloga Gabriela Rodrigues para falar sobre o projeto patrimônio na internet

publicado: 28/05/2021 12h27, última modificação: 28/05/2021 13h18

Na edição de ontem, 27, o programa Jornal Rádio Universidade recebeu a turismóloga Gabriela Rodrigues, que tirou dúvidas sobre o projeto Patrimônio na Internet, o Patnet. A edição também atualizou os dados da covid-19 no estado e destacou que a Universidade Federal do Maranhão inaugurou o Núcleo Interdisciplinar, Científico e Tecnológico em Alcântara (NICTA). A edição está disponível para ouvintes no site da Rádio Universidade FM 106,9.

A turismóloga informou que o projeto surgiu com o intuito de contribuir para a preservação e o reconhecimento do Centro Histórico, que é patrimônio para a humanidade. “Com base nessa importância, eu, na condição de turismóloga e gerente de projetos internacionais, e o Instituto de Estudos Sociais e Terapias Integrativas, concebemos a iniciativa chamada ‘Patrimônio e redes: os guardiões da memória’, que é um projeto de educação patrimonial. Fomos aprovados no edital do BNDES e, dos 100 patrimônios do Brasil, estamos entre os dez com essa campanha de financiamento coletivo, e a ideia é que as pessoas possam contribuir com a gente”, pontuou.

Além disso, ela mencionou que, inicialmente, o projeto pretende impactar 96 pessoas. “As pessoas que devem fazer os cursos precisam ser envolvidas ou tenham interesses nas temáticas do Centro Histórico, como empreendedores, moradores e comerciantes. A ideia é trabalhar especificamente com os módulos que vão contar o porquê de o Centro Histórico de São Luís ser importante. No último módulo, vamos trabalhar com uma mentoria e inovação, ou seja, qual seria a ideia para inovar no Centro Histórico. Assim, o objetivo é desdobrar em outras captações de recursos para que, futuramente, tenhamos outras versões do Patnet”, relatou.

Por fim, Gabriela Rodrigues explicou que, para participar da campanha, é preciso entrar no site da benfeitoria de financiamento coletivo. “A partir disso, há a possibilidade de doar diversos valores e automaticamente aparece uma recompensa para cada doação. Além disso, os cursos ocorrerão totalmente on-line, por meio de vídeos, materiais didáticos ilustrados por artistas locais e podcasts”, explanou.

Confira a edição do Jornal Rádio Universidade

Por: Talita Farias