Jornal Rádio Universidade entrevista a cirurgiã vascular Nathalia Cardoso para falar sobre as doenças cardiovasculares como sequelas da covid-19

publicado: 25/05/2021 12h48, última modificação: 25/05/2021 21h43

Na edição de ontem, 24, o programa Jornal Rádio Universidade recebeu a cirurgiã vascular e endovascular Nathalia Cardoso, que tirou dúvidas sobre as doenças cardiovasculares como sequelas da covid-19. A edição também atualizou os dados da covid-19 no estado e destacou a ocupação de leitos de UTI em 96,55% em São Luís. A edição está disponível para ouvintes no site da Rádio Universidade FM 106,9.

Nathalia Cardoso informou que, após e durante a covid-19, têm-se observado os casos de doenças cardiovasculares. “Um estudo no Circulation revela que a covid-19 seria uma doença vascular e que a proteína do vírus causaria microtromboses na microcirculação do pulmão, causando, assim, esses danos vasculares e desencadeando os sintomas da covid”, relatou.

Além disso, ela explicou a diferença entre a trombose e a oclusão arterial. “A trombose é a formação de um coágulo na circulação e, se ela for nas veias, é chamada de trombose venosa profunda, no qual ocorre o entupimento das veias. Já quando ocorre nas artérias é chamada de oclusão arterial aguda porque as artérias levam o sangue do nosso coração para as extremidades, levam o oxigênio, os nutrientes”, pontuou.

Por fim, a cirurgiã vascular mencionou a relação do pulmão com a vascularização do organismo. “O pulmão é um órgão extremamente vascularizado, nele temos os alvéolos, que é a região na ocorre a troca do oxigênio. Esses alvéolos têm vasos muito finos que o irrigam, e onde as veias vão deixar o gás carbônico e pegar o oxigênio. Sendo assim, as tromboses ocorrem na microcirculação, por isso ocorre a inflamação, o pulmão não consegue mais fazer essa troca e não conseguimos mais oxigenar”, explanou.

Confira a edição do Jornal Rádio Universidade

Por: Talita Farias