Jornal Rádio Universidade entrevista o diretor Francisco Sávio Mendes para falar sobre a política de internacionalização da UFMA

publicado: 17/05/2021 11h04, última modificação: 17/05/2021 18h59

Na edição de quinta-feira, 13, o programa Jornal Rádio Universidade recebeu o diretor de Internacionalização da UFMA, Francisco Sávio Mendes Sinfrônio, que tirou dúvidas sobre as políticas de internacionalização da Universidade Federal do Maranhão. A edição também atualizou os dados da covid-19 no estado e destacou a venda de ingressos para o superclássico entre Sampaio Corrêa e Moto Club. A edição está disponível para ouvintes no site da Rádio Universidade FM 106,9.

Francisco Sávio Mendes mencionou que a política de internacionalização nasceu das demandas e finalidades que estão definidas nos capítulos do estatuto da UFMA. “Essas políticas ficam a cargo da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização, sendo executadas diretamente pela Diretoria de Internacionalização, que tem por objetivo básico promover a integração entre o ensino de graduação e pós-graduação, por meio da pesquisa, extensão e inovação, nos âmbitos local, nacional e internacional”, informou.

O diretor também pontuou a importância dos projetos acadêmicos, tecnológicos e culturais dentro da instituição. “A resolução prevê a elevação dos nossos padrões acadêmicos, dá qualidade aos nossos cursos, reduzindo, em alguns momentos, a rigidez curricular. Por meio  dessa resolução, vamos coordenar programas de mobilidades, voltados aos discentes e técnicos para desenvolverem trabalhos fora do Brasil, como também receberemos pesquisadores advindos de instituições estrangeiras”, explicou.

Por fim, ele relatou que a implementação da resolução parte de uma visão mais ampla. “A internacionalização passa por uma mudança importante, que é ser colocada como política dentro da Universidade ao longo dos próximos anos, é uma mudança de paradigma, e, com base nesse pressuposto, amplia-se o seu impacto dentro das nossas ações. Nós já temos programas de mobilidades acadêmicas sendo desenvolvidos, o que muda agora é que temos o mecanismo que será redesenhado para aumentar a velocidade e efetivação desses processos nas diferentes unidades, em todas as pró-reitorias e em todos os câmpus de atuação da Universidade”, finalizou.

Confira a edição do Jornal Rádio Universidade

Por: Talita Farias