publicado: 16/09/2022 17h45, última modificação: 19/09/2022 11h03
Jornada sobre feminismos decoloniais ocorrerá entre os dias 7 e 11 de novembro, de forma híbrida.jpeg

A Universidade Federal do Maranhão, por meio do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (PGCult), é uma das instituições que realizará a “III Jornada Feminismos Decoloniais em Questão”, entre os dias 7 e 11 de novembro, presencialmente, no auditório do Centro de Ciências Humanas e com transmissão on-line, no canal Estudos Decoloniais Carolina Maria de Jesus e no canal do PGCult, ambos no Youtube. Com a temática “Manifesto Carolinas: arquivos, memórias e resistências intelectuais amefricanas”, a iniciativa tem por objetivo reiterar a figura de Carolina de Jesus como símbolo decolonial de raça, gênero e classe. O evento é promovido junto com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila); Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA); e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI).

Aberta à comunidade acadêmica, entre discentes e docentes de graduação e pós-graduação da Universidade, além de estudantes vinculados aos cursos de ensino médio, defensores, ativistas e membros de Organizações Não Governamentais, a Jornada tem inscrições abertas até o dia 4 de novembro, de forma gratuita, no site da III Jornada Feminismos Decoloniais em Questão, com a opção de submissão de trabalho na área. A programação contará com conferências, mesas-redondas, fóruns de debate, atividades culturais e lançamentos de livros. No encerramento, ocorrerão as comunicações orais em sessões presenciais, com direito a certificado de 30 horas; e virtuais, com cerificado de 20 horas.

Na UFMA, a terceira edição da Jornada é organizada pelas professoras Ana Caroline Amorim Oliveira e Cristiane Navarrete Tolomei do PGCult, e visa fortalecer uma rede colaborativa nacional e internacional que se apresente como um espaço reflexivo teórico-metodológico, em relação à problematização das questões do feminismo, sob a perspectiva decolonial, por meio de outras correntes feministas, para contemplar grupos de estudos e pesquisas em filosofia, antropologia, educação, arte, ciências sociais, história, além de grupos sobre feminismo, gênero e sexualidade; saberes ancestrais e cosmogonias; e literatura feminista e epistemologias.

“O evento, em sua terceira edição, trará uma discussão interdisciplinar, interseccional e decolonial, com a presença de escritoras, filósofas, artistas, cineastas, antropólogas e ativistas, a fim de formar a Universidade para a produção de um conhecimento plural”, comentou Ana Caroline.

A organização também conta com Susana de Castro, da UFRJ; Caroline Marim, da UFPE; Raffaella Fernandez, da Unila; Angela Bárbara Lima Saldanha Rego, do IFPI; Mônica Saldanha Dalcol, do IFMA; e Maria Emília Miranda Alvares, do Centro Universitário Dom Bosco, de São Luís.

Confira a programação completa da Jornada

Saiba +

A Jornada Feminismos Decoloniais em Questão surgiu por meio do Fórum Mulher, que ocorreu em 2019, com a finalidade de discutir o pensamento feminista em espaços abertos, gratuitos e democráticos, para que suas teorias e narrativas fossem debatidas dentro das universidades e em pontos estratégicos do centro, bem como das periferias do Rio de Janeiro.

Por: Lucas Araújo

Produção: Bruna Castro