Jornada de Pesquisa da Pós-Graduação em Design começa na segunda-feira, 19

publicado: 16/09/2022 17h24, última modificação: 16/09/2022 23h26
Jornada de Pesquisa da Pós-Graduação em Design começa na segunda-feira, 19.JPG

A partir dessa segunda-feira, 19, ocorrerá a III Jornada de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Design (III JOP’Design), que será realizada no Auditório Central da UFMA. O evento, que vai até o dia 22, busca promover a discussão em torno de questões como práticas de pesquisa e docência, como a interdisciplinaridade; e o impacto tecnológico, social e cultural das pesquisas realizadas no Programa de Pós-Graduação em Design (PPGDg).

Nessa edição, foram convidados professores de outras instituições de ensino superior com referência na pesquisa em Design no Brasil. A Jornada recebeu apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em atividades relacionadas ao Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia (Procad – AM), com o projeto “Comunidades Criativas e Saberes Locais: design em contextos de baixa renda”, que envolve os programas de pós-graduação em Design da UFMA, da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

O projeto foi transformado em um livro com nove artigos resultantes de pesquisas desenvolvidas com as instituições de ensino superior mencionadas desde 2018. O evento faz parte das comemorações dos dez anos do Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade. Essa edição recebeu artigos de mais de 16 instituições do Brasil, além de ser um espaço de apresentação das pesquisas desenvolvidas por mestrandos e egressos do Programa.

A Jornada terá três mesas-redondas, que vão destacar aspectos dos dez anos do PPGDg: a história do programa e sua consolidação; um debate sobre como produzir e mensurar impactos socioculturais e tecnológicos com base no olhar da avaliação de programas nas áreas de Arquitetura, Urbanismo e Design; além da trajetória acadêmica de três egressos do programa, como também workshops e palestras. O PPGDg obteve a nota quatro na avaliação quadrienal da CAPES, e o evento será uma oportunidade para comemorar esse resultado.

Além de ser gratuito somente para estudantes de graduação e ensino médio, a Jornada pretende envolver outras instituições de ensino superior de São Luís que ofertam o curso de Design.

Para mais informações, acesse a página do evento.

Por: Jarina Milena

Produção: Alan Veras