João de Deus Mendes da Silva, docente do Departamento de Matemática, é promovido a professor titular da carreira de magistério superior da UFMA

publicado: 12/05/2022 12h34, última modificação: 12/05/2022 16h20

O professor João de Deus Mendes da Silva, do Departamento de Matemática (Dema), recebeu parecer favorável da Comissão Especial Externa (CEE), que avaliou seu desempenho acadêmico para a promoção funcional de professor titular da carreira de magistério superior, “Classe E”, nível único 5, de acordo com a regulamentação do artigo 19, resolução Nº 204 do Conselho de Administração (Consad) da UFMA, em evento realizado no dia 4 de maio. Ele já havia sido aprovado na primeira etapa, que foi de verificação prévia dos documentos apresentados pelo candidato e de cumprimento de requisitos.

A segunda etapa do processo avaliativo, de análise do desempenho acadêmico, contou com três docentes que, conforme resolução, são membros titulares de magistério superior, “Classe E”, mesma área de conhecimento que o candidato e que não fazem parte da UFMA: Rodney Carlos Bassanezi, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que presidiu a reunião; Amauri da Silva Barros, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal); e João Xavier da Cruz Neto, da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

João de Deus contou sobre seu histórico na UFMA, que foi iniciado na graduação em Licenciatura em Matemática, em 1994. Em 1997, iniciou o mestrado em Computação Gráfica, em que foi aprovado, em maio, em seletivo para professor substituto. Em dezembro do mesmo ano, foi admitido no concurso para professor efetivo.

Já no ano posterior, 1998, iniciou as atividades como professor auxiliar I, que exerceu sem pausa até 2002, período em que foi afastado para dar início ao doutorado.  Em 2005, retornou à instituição e seguiu com a função de docente. Além de apresentar dados e fatos sobre a carreira, ele apresentou ainda, na cerimônia, fatos sobre sua origem, anos iniciais de estudos e algumas dificuldades nesse percurso.

Após o parecer favorável e algumas recomendações dos membros da Comissão Especial Externa, João de Deus agradeceu a todos os presentes na reunião os comentários direcionados a ele e a sua trajetória acadêmica: “É uma satisfação muito grande ter cada um de vocês presentes neste momento”.

Por: Kaio Lima

Produção: Bruna Costa