Notícias

IX Fórum de Extensão e I Fórum de Extensão e Cultura começam nessa quarta-feira, às 9h

publicado: 08/12/2020 00h00, última modificação: 31/12/2020 16h44

SÃO LUÍS – Amanhã é o dia: nessa quarta-feira, 9, terão início o IX Fórum de Extensão e o I Fórum de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Maranhão, que serão realizados pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) e compartilham o tema “Universidade sem fronteiras: os desafios da extensão universitária e cultura frente às novas demandas sociais”. Os eventos serão transmitidos pelo Google Meet e pelo YouTube, no canal da DComTV UFMA, abordando os desafios da extensão universitária e da cultura na UFMA, diante das novas demandas sociais.

A programação é vasta e conta com mesas-redondas, palestras, oficinas e apresentação de trabalho, propiciando reflexões acerca dos desafios da extensão universitária no atual cenário de novas demandas da sociedade no período da pandemia. O evento supera as expectativas por conta do número expressivo de inscrições, com mais 450 inscritos, além de 141 trabalhos submetidos.

A abertura ocorrerá nessa quarta, a partir das 9h, com a conferência “Os desafios da extensão universitária frente às novas demandas sociais”, que será proferida por Adriana dos Santos Marmori Lima, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), com mediação do diretor de Extensão da Proec, Saulo Ribeiro dos Santos, fechando a manhã com uma apresentação cultural.

Na tarde do mesmo dia, haverá ainda a palestra “Extensão universitária e cultura: relação intríseca em tempos de pandemia”, do professor Flavi Ferreira Lisboa Filho, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); a “Oficina de Libras: Conhecendo a Língua Brasileira de Sinais”, da professora da UFMA Ana Zilda dos Santos Cabral Figueredo; e a mesa-redonda “Curricularização da Extensão Universitária: desafios e perspectivas à luz do PNE e da Resolução 07 de 18/12/2020”, em que estarão a pró-reitora da Proec, Zefinha Bentivi, e os professores da UFMA Acildo Leite da Silva e Marise Marçalina de Castro Silva Rosa.

O segundo dia ainda terá a conferência “Projeto Virtual da UNITI e os desafios no âmbito digital”; a palestra “O Cuidado Psicológico a Partir da Pandemia”; a palestra “Dificuldades de Operacionalização das Ações de Extensão Frente à Realidade Atual”; a oficina “como cadastrar ações de extensão no SIGAA e fluxo de aprovação”; e a apresentação de um documentário maranhense premiado no Festival Guarnicê de Cinema.

O último dia será reservado para apresentações de trabalhos em Ciências Sociais; Humanas; da Saúde; Tecnológicas; Agrárias; sobre Cultura, Arte e Universidade; e sobre Idoso, Universidade e Sociedade; com o encerramento do evento marcado para as 17h30.

 

Confira a programação:

09 de dezembro de 2020 (quarta-feira)

Manhã

9h às 10h – Solenidade de Abertura

10h às 11h - Conferência de abertura: “Os desafios da extensão universitária frente às novas demandas sociais” — Profa. Dra. Adriana dos Santos Marmori Lima (UNEB). Mediador: Prof. Dr. Saulo Ribeiro dos Santos (UFMA)

11:15 - Apresentação Cultural - Camerata

 Tarde

14h às 15h - Palestra - "Extensão universitária e cultura: relação intríseca em tempos de pandemia"  — Prof. Dr. Flavi Ferreira Lisboa Filho (UFSM). Mediadora: Profa. Dra. Li Chang Shuen Cristina Silva Sousa (UFMA)

15h às 16h - Oficina de LIBRAS: Conhecendo a Língua Brasileira de Sinais  Profa. Esp. Ana Zilda dos Santos Cabral Figueredo (UFMA). Mediadora: Clarice Pinheiro Neves (UFMA)

16h às 17h30 - Mesa Redonda 1 - Curricularização da Extensão Universitária: desafios e perspectivas à luz do PNE e da Resolução 07 de 18/12/2020  Profa. Dra. Zefinha Bentivi (UFMA), Profa. Dra. Marise Marçalina de Castro Silva Rosa (UFMA) e Prof. Dr. Acildo Leite da Silva (UFMA). Mediador: Márcio José Sousa Araújo (UFMA)

 

10 de dezembro de 2020 (quinta-feira)

Manhã

9h às 10h – Conferência. Tema: Projeto Virtual da UNITI e os desafios no âmbito digital — Conferencista: Profa. Dra. Maira Teresa Gonçalves Rocha (UFMA). Mediadora: Maria Lúcia Leal (UFMA)

10h às 11h - Palestra: O Cuidado Psicológico a Partir da Pandemia  Profa. Dra. Claudia Aline Soares Monteiro (UFMA). Mediador: Marcos Moura Silva (UFMA)

Tarde

14h às 16h – Mesa redonda 2 – Dificuldades de Operacionalização das Ações de Extensão Frente à Realidade Atual  Prof. Me. Tácito Freire Borralho (UFMA), Profa. Me. Ana Teresa Desterro Rabêlo (UFMA), Profa. Dra. Crisálida Machado Vilanova(UFMA), Prof. Dr. Plínio Santos Fontenelle (UFMA). Mediador: Alden Makel Pontes Almeida (UFMA)

16h às 17h – Oficina - Como cadastrar ações de extensão no SIGAA e fluxo de aprovação  Eduardo Davidson Costa Bezerra (UFMA) e Alden Makel Pontes Almeida (UFMA). Mediadora: Profa. Dra. Rosélis de Jesus Barbosa Câmara (UFMA)

17h às 17h30 – Documentário maranhense premiado no Festival Guarnicê

 

11 de dezembro de 2020 (sexta-feira)

Manhã

9h às 12h – Apresentação de trabalho

GT 1 - Extensão Universitária e as Ciências Sociais

GT 2 - Extensão Universitária e as Ciências Humanas

GT 3 - Extensão Universitária e as Ciências da Saúde

GT 4 - Extensão Universitária e as Ciências Tecnológicas

GT 5 - Extensão Universitária e as Ciências Agrárias

GT 6 - Cultura, Arte e Universidade

GT 7 - Cultura, Arte e Sociedade

GT 8 - Idoso, Universidade e Sociedade

Tarde

14h às 17h – Apresentação de trabalho

GT 1 - Extensão Universitária e as Ciências Sociais

GT 2 - Extensão Universitária e as Ciências Humanas

GT 3 - Extensão Universitária e as Ciências da Saúde

GT 4 - Extensão Universitária e as Ciências Tecnológicas

GT 5 - Extensão Universitária e as Ciências Agrárias

GT 6 - Cultura, Arte e Universidade

GT 7 - Cultura, Arte e Sociedade

GT 8 - Idoso, Universidade e Sociedade

 

17h30 – Encerramento

Revisão: Jáder Cavalcante

Lugar: Cidade Universitária Dom Delgado
Texto: DCom
Última alteração em: 09/12/2020 10:25