IV SINTA é aberto com palestra de cônsul francês sobre o cenário atual da internacionalização no ensino superior

publicado: 17/11/2022 13h54, última modificação: 17/11/2022 21h51
O evento discute como tema os “Resultados e desafios da internacionalização” até sexta-feira, 18

Na quarta-feira, 16, foi realizada a cerimônia de abertura do IV Simpósio de Internacionalização Acadêmica (Sinta), com a palestra “Cenário Atual da Internacionalização do Ensino Superior”, do cônsul geral da França em Recife, Hugues Fantou. Este ano, a temática do IV Simpósio é sobre os “Resultados e desafios da internacionalização”, com transmissão via Google Meet e no Canal Institucional da UFMA no Youtube.

O Sinta, que irá até a sexta-feira, 18, tem o objetivo de debater, junto com a comunidade acadêmica, os diferentes aspectos vinculados à internacionalização do ensino superior e divulgar a iniciação de pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação. Durante a palestra, o cônsul francês destacou a importância de os estudantes entenderem as diferenças das disciplinas ensinadas por uma universidade nacional e por uma estrangeira.

Ele também mencionou sobre cada país ter pontos de vista diferentes sobre a educação superior, o que enriquece a experiência universitária e os currículos. “Quando uma pessoa viaja para ter uma educação internacional, ocorre um choque cultural porque o seu país de origem não é mais o foco nas disciplinas, temos novos pontos de vista que ajudam na formação universitária e também na formação cultural”, acrescentou o cônsul francês.

A abertura também contou com a presença do reitor Natalino Salgado Filho; do pró-reitor da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (Ageufma), Fernando Carvalho Silva; da pró-reitora de Ensino, Isabel Ibarra; pró-reitor de Assistência Estudantil, Leonardo Silva Soares; pró-reitora de Extensão e Cultura, Zefinha Bentivi; e do diretor de Internacionalização da Ageufma, Francisco Sávio Mendes Sinfrônio.

O reitor falou sobre a relevância da internacionalização na UFMA e como esse processo está cada vez mais presente na vida dos docentes e discentes. “A Universidade vem realizando cada vez mais simpósios, encontros e fóruns para debater o desenvolvimento de projetos estratégicos aos cursos de graduação e de pós-graduação e de projetos de extensão”, afirmou.

Na sequência, o pró-reitor da Ageufma destacou sobre o papel do Simpósio na busca pela melhoria constante das ações da Universidade Federal do Maranhão. “É um evento de grande importância, é um momento em que nós discutimos as políticas de internacionalização da Universidade, as suas ações, o seu futuro e isso nos auxilia para que possamos continuar melhorando as atividades”, comentou Carvalho.

Por sua vez, o pró-reitor da Proaes falou sobre a relevância dos temas de debate do evento. “O IV Simpósio tem como pautas a socialização das políticas linguísticas, as oportunidades de parcerias com países francófonos, o fortalecimento do programa de mobilidade acadêmica nesse período pós-pandêmico e a consolidação da pesquisa no ensino superior”, pontuou.

Por: Layane Garcêz

Produção: Alan Veras