Notícias

Integrante do grupo de pesquisa Quimebio do Câmpus de São Bernardo tem estudo publicado sobre tratamento alternativo para covid-19 no Journal of the Brazilian Chemical Society

publicado: 28/04/2021 20h24, última modificação: 29/04/2021 14h45
1 | 2
2 | 2

Recentemente, foi publicado, no Journal of the Brazilian Chemical Society, um trabalho do egresso do curso de Ciências Naturais/Química do Câmpus de Grajaú Joabe Lima Araújo, intitulado "DFT, Molecular Docking, and ADME/Tox Screening Investigations of Market‑Available Drugs against SARS‑CoV‑2". O graduado é também membro do grupo de pesquisa em Química Medicinal e Biotecnologia (Quimebio) do Câmpus de São Bernardo e desenvolveu o estudo entre 2020 e 2021, com o objetivo de rastrear medicamentos para o tratamento da covid-19, no qual inclui fármacos anti-influenza e medicamentos para o vírus da imunodeficiência humana aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Joabe Araújo relatou que a pesquisa se trata de um estudo de reposicionamento de fármaco por meio de análises in sílico. “Obtivemos resultados promissores para o atazanavir, tanto em análises de interação molecular, quanto em análises de propriedades farmacológicas, contra a principal proteína do Sars-Cov-2, o 3CLpro, que é responsável por mediar a replicação e transcrição viral. Inibi-la diminui a carga viral do Sars-Cov-2 no organismo do paciente, podendo auxiliar de forma efetiva na sua recuperação e se tornar um tratamento alternativo para a covid-19 enquanto há dificuldades em adquirir vacinas”, informou.

Além disso, o pesquisador mencionou que o próximo passo da pesquisa será realizar estudos clínicos para avaliar a eficácia dos resultados. “Da série de fármacos analisados, o principal inibidor, darunavir, da proteína-alvo, teve menor performance que o atazanavir, mostrando-nos que o atazanavir tem potencial para se tornar o segundo fármaco contra o Sars-Cov-2 auxiliando no enfrentando da covid-19”, declarou.

Saiba mais

Também fizeram parte desse estudo os pesquisadores Lucas Aires (Câmpus de Imperatriz), Alice Sousa e Ionara Passos (Câmpus de Grajaú), Mateus Lage (Câmpus de Balsas), Jefferson Rocha (Câmpus de São Bernardo), Gardênia Taveira (Câmpus de Colinas, UEMA), Ruan Bastos (Câmpus de Belém, UFPA), Ricardo Azevedo (Câmpus Darcy Ribeiro, UnB) e Stanislav Stoyanov (CanmetENERGY Devon, Canadá).

Por: Talita Farias

Produção: Laís Costa

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: