Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão promove atividades em comemoração ao bicentenário de Gonçalves Dias

publicado: 09/08/2023 08h54, última modificação: 18/08/2023 10h42
UFMA e outras instituições públicas são parceiras na programação.
UFMA e instituições parceiras promovem atividades em comemoração ao bicentenário de Gonçalves Dias

Tido como um dos maiores expoentes da primeira geração da literatura romântica no Brasil, o poeta, professor e jornalista Gonçalves Dias receberá homenagens especiais nesta quinta-feira, dia 10. A data marca a comemoração dos 200 anos do nascimento dessa notável personalidade brasileira.

Com a data em vista, o Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão, em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), a Academia Maranhense de Letras e a Academia Ludovicense de Letras promoverão uma série de palestras, mesas-redondas e outras atividades destinadas a celebrar o bicentenário do poeta.

Entre os eventos programados para este mês, a palestra “A vida e a obra de Gonçalves Dias” do professor de Latim e Estudos Clássicos do Centro de Estudos Superiores de Parintins, da Universidade do Estado do Amazonas, Weberson Fernandes Grizoste, será realizada nesta quinta-feira,10, no palácio Cristo Rei, localizado na praça Gonçalves Dias.

Pesquisador especializado na produção literária de Gonçalves Dias, Grizoste possui diversos trabalhos acadêmicos voltados para a análise da obra do poeta Maranhense, como a dissertação de Mestrado e a tese de Doutorado que abordam o escritor, além de ter vários artigos publicados sobre o assunto. Na ocasião do evento, o professor lançará, os livros “ Os Timbiras. Poema Americano. Antônio Gonçalves Dias” e “Otimismo e Pessimismo em Gonçalves Dias”, nos formatos e-book e impresso.

Segundo a presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão, Dilercy Adler, o aniversário do poeta é uma data fundamental para a valorização da cultura maranhense. "O ano de 2023 está sendo um ano abençoado, pois teremos dois grandes bicentenários: o bicentenário da independência do Brasil no Maranhão e o bicentenário de nascimento do grande maranhense Antônio Gonçalves Dias, para quem nós estamos promovendo celebrações e homenagens," comentou.

No dia 12, o professor Grizoste estará na cidade de Caxias para dar a palestra "Gonçalves Dias: de Caxias para o mundo".

Por: Orlando Ezon

Produção: Bruna Castro