Notícias
Instituições brasileiras e moçambicanas se reúnem para tratar de cooperação acadêmica
Foi realizada, na manhã de quinta-feira, 11, a primeira reunião de cooperação acadêmica entre instituições brasileiras e moçambicanas, mais precisamente, a Universidade Federal do Maranhão e a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) com as moçambicanas Universidade Licungo (UniLicungo) e Universidade Rovuma (UniRovuma).
O foco da reunião foi a apresentação do projeto de cooperação entre Moçambique e Brasil, intitulado “Diversidades linguísticas e culturais em narrativas orais e escritas como vetor de desenvolvimento sustentável de comunidades tradicionais do Brasil e Moçambique”, coordenado pela professora da UFMA Mariana Ribeiro. O projeto foi submetido ao edital da Fapema de Cooperação Internacional, que integra pesquisadores brasileiros, moçambicanos, peruanos e argentinos.
Segundo Mariana Ribeiro, o projeto possibilitará o intercâmbio de professores e estudantes de graduação e pós-graduação, experiências de estágios, treinamento educacional, atividades empresariais e empreendedoras, além da criação de comissão mista para a efetivação de acordos específicos e expansão para demais áreas de interesses mútuos.
Estiveram presentes no encontro virtual o reitor Natalino Salgado; o vice-reitor Marcos Fábio Belo Matos; o superintendente de Comunicação e Eventos (SCE) da UFMA, Fernando Oliveira; o reitor da UniRovuma, Mário Jorge Brito dos Santos; e o ministro de Ciência e Tecnologia de Moçambique, Daniel Nivagara; que falou da importância do projeto.
“Existem argumentos suficientes para que possamos levar para a frente esta pesquisa. Uma das curiosidades que me despertou quando fui ao Brasil, precisamente em São Luís, em que fui recebido pelo reitor Natalino Salgado, é a questão de pesquisa na UFMA, que tem muito compromisso no seu desenvolvimento. Por isso estamos abertos a essa parceria e prontos para cooperar”, declarou o ministro.
O reitor Natalino Salgado ressaltou o compromisso da Universidade com o projeto. “É com extrema alegria que acolhemos essa parceria. A UFMA recebe de braços abertos essa missão. Somos uma universidade que trabalha com ensino, pesquisa e extensão e também com internacionalização. Então, vamos colocar em prática o projeto e começar essa caminhada para a conexão com o conhecimento internacional”, destacou.
Por: Kelle Dias
Produção: Marcos Paulo Albuquerque
Revisão: Jáder Cavalcante