Inscrições do bloco 1 do Programa de Mobilidade Virtual em Rede em Instituições de Ensino Superior ficam abertas até quarta, 20

publicado: 18/10/2021 12h03, última modificação: 18/10/2021 16h55
1 | 2
2 | 2

Até quarta-feira, 20, estão abertas as inscrições do bloco 1 do Programa de Mobilidade Virtual em Rede de Instituições Federais de Ensino Superior (Promover Andifes) referentes ao semestre 2021.2. Para se inscrever, o estudante deve estar regularmente matriculado em uma instituição de ensino da rede e preencher um formulário on-line, informando seu CPF e sua data de nascimento, seguido do Código Promover da disciplina pretendida listada no Anexo I – Disciplinas do Bloco 1.

Cada estudante poderá se inscrever em até três disciplinas, somando os dois blocos de que potencialmente poderá participar, podendo ser todas em uma única universidade ou cada uma em distintas universidades de destino. Não é possível aos estudantes se inscreverem em componentes da instituição onde está matriculado. Todo o conteúdo será realizado remotamente.

O bloco 1 é composto de disciplinas ofertadas pela Universidade Federal do Maranhão, Universidade Federal do Rio Grande (Furg), Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Já as inscrições do segundo bloco poderão ser realizadas entre os dias 18 e 24 de novembro, e as disciplinas serão ofertadas pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Universidade Federal de Brasília (UnB), Universidade Federal de Viçosa (UFV) e pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Para consultar as disciplinas ofertadas nesse bloco, consulte o edital no item Anexo II – Disciplinas no Bloco 2.

Saiba mais

O Programa tem o objetivo de facilitar a mobilidade acadêmica virtual entre as Instituições de Ensino Superior da Rede por meio da oferta de disciplinas e/ou componentes curriculares nos cursos de graduação, pós-graduação, projetos de pesquisa e extensão e parcerias de instituições internacionais que podem ser cursadas por estudantes regularmente matriculados nas suas instituições de ensino de origem, projeto promovido pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior.

Para mais informações sobre o Programa de Mobilidade Virtual em Rede da Andifes, encaminhe um e-mail para .

Acesse na íntegra o edital nº 03/2021 do processo seletivo para oferta de vagas em disciplinas do Promover Andifes referente ao semestre 2021.2

Por: Allan Potter

Produção: Marcos Paulo Albuquerque