Inscrições abertas para o VI Ciclo de Debates Inclusivos, que ocorrerá no dia 15 deste mês, em formato on-line

publicado: 06/12/2021 12h42, última modificação: 06/12/2021 15h58

Ocorrerá, no dia 15 deste mês, às 15h, o VI Ciclo de Debates Inclusivos. Organizado pela Diretoria de Acessibilidade (Daces), terá como tema “Inclusão de Estudantes com Deficiência Visual na Universidade: a importância do atendimento especializado”. O evento será realizado no formato on-line, no canal da Daces no YouTube e contará com palestras da mestra e transcritora de Sistema Braile da UFMA, Sandra Regina Costa Pereira, e do discente do curso de Letras - Inglês da UFMA Anderson Felipe da Silva Monteiro. A mediação será realizada pelo servidor da Diretoria de Acessibilidade Thiago Cardoso Sousa.

O Ciclo de Debates Inclusivos tem a finalidade de instrumentalizar professores, servidores e estudantes para o atendimento acessível e inclusivo, fomentando práticas que se fundamentem nos direitos humanos, no respeito à diversidade, na discussão das diferenças e na participação de todas as pessoas na educação, tendo por objetivo, também, contribuir para o fortalecimento das políticas e práticas de acessibilidade e inclusão na UFMA, no contexto do ensino remoto.

A diretora da Daces, Maria Nilza Oliveira, relata algumas das ações adotadas para a inclusão e acessibilidade dos alunos, no ensino remoto. “Quanto às adequações das tecnologias, nós emprestamos notebooks, tablets e dados móveis aos alunos, por meio de edital da Proaes, e a Daces tem emprestado notebooks, lupas eletrônicas e lupas manuais para que os alunos tinham acesso ao conteúdo. Os transcritores estão fazendo o trabalho de adequação dos textos que os professores ou os alunos solicitam, para que eles tenham acesso ao conteúdo”, detalhou.

Maria Nilza frisa o trabalho da Daces na disponibilização de orientações para aqueles que buscam auxílio: “Publicamos este ano o ‘Guia de Acessibilidade - Orientações Básicas’, que tem informações que ajudam o professor e alunos a fazer a adequação das suas atividades. Foi disponibilizado no site da UFMA, e estamos sempre enviando esse material para quem solicita”.

Ela relata que o conhecimento não fica restrito à Universidade e que escolas também buscam por informações a respeito do assunto. “Enviei para uma escola de educação básica que entrou em contato perguntando se tínhamos alguma publicação ou orientação. Estamos sempre disponíveis pra dar orientações. Em outubro, participamos de uma reunião do Núcleo Docente Estruturante de Bacabal, do curso de Educação no Campo. Eles estão preocupados com essa questão de acessibilidade, então estamos sempre disponíveis para orientar os professores e quem mais nos solicitar”, acrescentou.

As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de dezembro e poderão ser realizadas no Sigeventos

Por: Bruna Castro