Inscrições abertas para o primeiro programa de mestrado do Centro de Ciências de São Bernardo (CCSB)

publicado: 06/09/2024 11h39, última modificação: 06/09/2024 12h41
O Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Dinâmicas Sociais, Conexões Artísticas e Saberes Locais (PPGDCS) é o primeiro mestrado do CCSB e está com inscrições abertas até o dia 2 de outubro

Estão abertas as inscrições para a primeira turma de mestrado do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Dinâmicas Sociais, Conexões Artísticas e Saberes Locais (PPGDCS) da Universidade Federa do Maranhão (UFMA), Câmpus São Bernardo. O PPGDCS é uma iniciativa inédita, que busca oferecer novas oportunidades acadêmicas e de pesquisa na região, fortalecendo o ensino superior e contribuindo para o desenvolvimento local. As inscrições estão abertas até 2 de outubro, oferecendo 26 vagas distribuídas em quatro linhas de pesquisa inovadoras, que vão desde o estudo das espacialidades e tecnologias até os processos criativos na arte. O público-alvo do processo seletivo inclui graduados de diversas áreas do conhecimento, com diplomas reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC).

O PPGDCS é o primeiro programa de mestrado oferecido no Câmpus São Bernardo e foi cuidadosamente estruturado para ser interdisciplinar, permitindo a integração das diferentes áreas de conhecimento presentes nos cursos de graduação ofertados no Centro de Ciências São Bernardo (CCSB). Os docentes idealizaram o programa com o intuito de abarcar as diversas formações oferecidas pelo câmpus, de modo a permitir que os alunos egressos dos cinco cursos do CCSB possam continuar seus estudos de forma avançada, sem a necessidade de se deslocar para outros municípios ou estados. Dessa forma, o programa contribui diretamente para a retenção de talentos na região, além de promover o desenvolvimento acadêmico e profissional dos estudantes locais.

O coordenador do programa, professor Josenildo Campos Brussio, destacou a relevância dessa iniciativa não apenas para o meio acadêmico, mas também para o desenvolvimento socioeconômico da região. Segundo ele, a criação do mestrado pode ter um impacto positivo no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do município e das cidades vizinhas. “Uma pós-graduação stricto sensu é fundamental para a formação de profissionais qualificados, contribuindo para a melhoria do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da região. O nosso mestrado abrange tanto o Baixo Parnaíba Maranhense, composto por 16 municípios, quanto municípios do Piauí próximos ao Centro de Ciências São Bernardo. Com ampla capacidade formativa, o programa visa capacitar docentes e outros profissionais, tanto na esfera pública quanto privada, impulsionando o desenvolvimento socioeconômico regional e promovendo melhorias no IDH”, afirmou o professor.

O programa oferece quatro linhas de pesquisa distintas, cada uma com foco em temas emergentes e relevantes para a realidade local e global. A linha 1, "Espacialidades, Imaginário e Tecnologias", aborda a relação entre o espaço e a tecnologia, explorando como esses elementos interagem na construção de realidades sociais. A linha 2, "Produção do Espaço, Sujeitos e Movimentos Socioterritoriais", foca nos movimentos sociais e na ocupação do território, analisando as dinâmicas entre os sujeitos e o espaço que habitam. A linha 3, "Linguagens, Discursos, Culturas e Tecnologias", propõe uma investigação interdisciplinar sobre as diferentes formas de comunicação e expressão cultural, especialmente em contextos tecnológicos. Por fim, a linha 4, "Pesquisa Artística: Processos Criativos", convida os alunos a explorar o campo da criação artística, com ênfase nos processos criativos que permeiam a produção de arte contemporânea.

O processo seletivo segue as políticas de ações afirmativas, destinando 18 vagas para ampla concorrência e 8 vagas reservadas, distribuídas entre pessoas negras, indígenas, quilombolas, transexuais, em situação de baixa renda e pessoas com deficiência (PCD) e previsão de vagas reservadas para técnicos administrativos da UFMA. Há também um período para solicitação de isenção da taxa de inscrição, que ocorrerá entre os dias 9 e 13 de setembro. O início das aulas do programa está previsto para o dia 7 de abril de 2025, ano em que o Centro de Ciências São Bernardo celebra seus 15 anos. Com esse lançamento, a Universidade reitera seu comprometimento com a interiorização do ensino superior e a oferta de formação acadêmica de qualidade em regiões historicamente menos assistidas.

Clique aqui para baixar o edital.

Por: Geovanna Selma

Produção: Sarah Dantas