Inscrições abertas para o I Seminário Nacional Interdisciplinar em Linguagem e Acessibilidade Comunicativa e para o I Festival Artes sem Barreiras

publicado: 16/06/2021 13h09, última modificação: 17/06/2021 13h25

Estão abertas as inscrições para I Seminário Nacional Interdisciplinar em Linguagem e Acessibilidade Comunicativa (Senilac), e, como parte do evento, ocorrerá o I Festival Artes sem Barreiras - Linguagem e Arte, Acessibilizando Conhecimento e Superando Barreiras (Fasb), promovidos pelo Departamento de Letras com o apoio da Diretoria de Acessibilidade da UFMA. Interessados podem se inscrever no seminário até o dia 23 de setembro, com submissão de trabalhos até o dia 28 de julho. Já para o Festival, as inscrições vão até o dia 24 de setembro, e as submissões de trabalhos podem ser feitas até o dia 30 de junho.

A programação conta com debates, mesas-redondas, minicursos, comunicações orais, pôsteres digitais e apresentações culturais. Os eventos também pretendem fortalecer ligações entre instituições de educação básica e superior, abrir espaço para pesquisas científicas e estimular habilidades artísticas dentro de um ambiente democrático, contribuindo para a acessibilidade na comunicação de pessoas com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.

Maria Nilza Oliveira Quixaba, coordenadora do evento e docente do Departamento de Letras, contou que o evento duplo ajuda a dissolver uma concepção limitante sobre pessoas com deficiência. “O Fasb vem como uma oportunidade de pessoas com deficiência mostrarem seus talentos e suas habilidades. Costumeiramente, coloca-se a deficiência na frente, quando devemos colocar a potencialidade na frente, tudo aquilo que o indivíduo pode fazer na área da arte e da comunicação”, explicou.

Os eventos estão abertos a alunos de toda a comunidade acadêmica, assim como pessoas com deficiência no geral e docentes do ensino básico e superior. O Fasb terá categorias de música, dança, teatro e poesia, e haverá premiação para os vencedores.

Mais informações estão disponíveis no site do evento

Descrição de imagem: card com fundo azul escuro, contendo na parte superior esquerda um círculo interno, cinco pequenos círculos com o símbolo de libras acessível, deficiência visual, internacional de acessibilidade, deficiência física e intelectual. Ao centro, a imagem de um livro aberto com linhas brancas direcionadas para cada símbolo. Na parte superior direita, fora do círculo, a logomarca da UFMA. No centro, em destaque, as informações sobre o evento: “I Seminário Nacional Interdisciplinar de Linguagem e Acessibilidade Comunicativa & I Festival Artes sem Barreiras”, em seguida, finalizando, “Linguagem e Arte, Acessibilizando Conhecimento e Superando Barreiras, 22 a 25 setembro de 2021, Universidade Federal do Maranhão - UFMA”.

Por: Andressa Algave

Produção: Marcos Paulo Albuquerque

Quer realizar uma divulgação de algum assunto relacionado à UFMA em nosso portal? Acesse divulgacao.ufma.br