Notícias

Inscrições abertas para cursos EaD gratuitos na temática “Saúde da Pessoa com Deficiência”

publicado: 13/06/2022 12h33, última modificação: 13/06/2022 12h41

O Brasil tem 17,3 milhões de pessoas com deficiência em pelo menos uma de suas funções, segundo dados do último levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com o objetivo de qualificar o cuidado direcionado à população PcD com foco nos serviços da Rede de Atenção à Saúde, a UFMA oferta mais de dez capacitações a distância gratuitas. 

No Brasil, a Atenção Primária desempenha papel central na garantia à população de acesso a uma atenção à saúde de qualidade por ser o contrato preferencial dos usuários a principal porta de entrada e centro integrador de toda a Rede de Atenção à Saúde (RAS).

Dessa maneira, as ofertas educacionais são frutos da parceria entre a Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED-UFMA) e o Ministério da Saúde, por intermédio da Coordenação-Geral de Saúde da Pessoa com Deficiência e o Sistema Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS-UFMA).

As capacitações são gratuitas, ofertadas na modalidade a distância, com metodologia autoinstrucional (sem a mediação de tutores) e tem início imediato. O público-alvo são profissionais que atuam no SUS envolvidos no cuidado à pessoa com deficiência, tais como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas e cirurgiões-dentistas; além de profissionais de nível técnico, acadêmicos e demais interessados nas temáticas abordadas.

Ao concluir a capacitação, o estudante terá direito a um certificado gratuito, reconhecido pelo MEC e validado pela UFMA. Veja todas as oportunidades: 

  • Atenção à Pessoa Amputada; carga horária: 30 horas.

  • Atenção à Pessoa com Paralisia Cerebral; carga horária: 30 horas.

  • Atenção à Pessoa com Síndrome de Down; carga horária: 30 horas.

  • Atenção à Pessoa com Traumatismo Cranioencefálico (TCE); carga horária: 30 horas.

  • Atenção à Pessoa Idosa com Deficiência; carga horária: 60 horas.

  • Atenção à Reabilitação da Pessoa com Transtornos do Espectro do Autismo; carga horária: 30 horas.

  • Atenção à Saúde das Mulheres com Deficiência; carga horária:30 horas.

  • Atenção na Identificação Precoce de Deficiências em Crianças por meio de Triagem Auditiva e Ocular Neonatal; carga horária: 30 horas.

  • Prescrição, Concessão, Adaptação e Manutenção de Órteses, Próteses e Meios Auxiliares de Locomoção; carga horária: 45 horas.

  • Reabilitação da Pessoa com Complicações pós Acidente Vascular Encefálico; carga horária: 30 horas.

  • Saúde da Pessoa com Deficiência na Adolescência; carga horária: 20 horas.

Para realizar a matrícula em uma dessas oportunidades, acesse a aba “Cursos” no site unasus.ufma.br.

Por: Maiara Pacheco/DTED-UFMA

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: