Inscrições abertas para a oitava edição do Encontro Maranhense sobre Educação, Mulheres e Relação de Gênero no Cotidiano Escolar e do Simpósio Maranhense de Pesquisadoras(es) sobre Mulher, Relações de Gênero e Educação

publicado: 15/09/2021 18h17, última modificação: 16/09/2021 17h57

Promovido pelo Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação, Mulheres e Relações de Gênero (Gemge) e pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Maranhão, entre os dias 25 e 28 de outubro, ocorrerá o VIII Encontro Maranhense sobre Educação, Mulheres e Relação de Gênero no Cotidiano Escolar (Ememce) e o VIII Simpósio Maranhense de Pesquisadoras(es) sobre Mulher, Relações de Gênero e Educação (Simpergen).

O evento ocorrerá de forma remota e terá como tema “Mulher e Educação nos Espaços Alternativos”. Esses dois eventos têm por objetivo ressignificar a educação da mulher, sustentada na sua vivência e na perspectiva interseccional, como etnia e classe social, entre outros, diante de uma análise teórica na perspectiva feminista nos múltiplos campos de conhecimento.

Segundo Heline Maria Furtado Silva, professora da rede municipal de educação de São Luís e integrante do Gemge, os eventos contribuirão, com base em diferentes temáticas abordadas, para a promoção de pesquisas, produção de conhecimentos e visibilidade aos saberes sobre o sujeito mulher entre diferentes grupos sociais.

É uma memória que já não mais se constitui como individual, mas coletiva e histórica. O registro sobre o itinerário desses dois eventos se torna um instrumento fundamental para que a memória do fazer do Gemge não seja secundarizada e evidencie sua importância para a produção acadêmica dentro do Estado do Maranhão”, pontuou.

Ela ainda reforça que, em todas as setes edições anteriores, foi outorgada a Medalha “Professora Laura Rosa” em reconhecimento às mulheres professoras por suas atuações no magistério e na constituição da história das mulheres, sobretudo, na política educacional maranhense. “Nesta edição de 2021, serão homenageadas mulheres professoras maranhenses que atuaram em espaços educacionais não convencionais”, finalizou.

Para se inscrever, os interessados deverão acessar o site do VIII Ememce e do VIII Simpergen até o dia 25 de outubro. Já os que desejam submeter trabalhos terão o prazo até o dia 27 de setembro. Outras informações podem ser verificadas no site dos dois eventos e/ou do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Educação, Mulheres e Relações de Gênero.

Saiba mais

Integram a comissão de organização do VIII Ememce e do VIII Simpergen, as docentes do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Diomar das Graças Motta e Iran de Maria Leitão Nunes; e Maria José Lobato Rodrigues, docente da rede pública de ensino do estado do Maranhão e de São Luís.

Por: Allan Potter