Inovações e curiosidades se destacam na Feira das Profissões 2024

publicado: 11/09/2024 13h55, última modificação: 12/09/2024 09h14
Inovações e curiosidades se destacam na Feira das Profissões 2024

Nos dias 10 e 11 de setembro, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) realiza a Feira das Profissões 2024, transformando o Centro de Convenções do Câmpus Bacanga em um verdadeiro ponto de encontro de inovação e conhecimento. O evento, voltado para estudantes do ensino médio e interessados em ingressar no ensino superior, ofereceu uma visão prática e interativa das diversas áreas de atuação acadêmica. Cada curso da Universidade montou estandes criativos, cheios de demonstrações, apresentações e atividades dinâmicas, que despertaram a curiosidade dos visitantes. O evento também promove uma competição saudável: os melhores estandes serão premiados ao final, o que incentivou ainda mais a originalidade e o capricho na organização.

A Feira das Profissões já é tradição na UFMA e, em 2024, consolidou-se como uma das principais plataformas de orientação vocacional no estado. O que mais chamou a atenção do público, contudo, foi a interatividade e a criatividade dos estandes, que transformaram a visita em uma experiência memorável, oferecendo muito mais do que simples explicações teóricas sobre as profissões.

O curso de Educação Física, por exemplo, levou uma performance de judô ao evento, realizada por alunos do bacharelado que se destacam na modalidade. A apresentação atraiu uma grande quantidade de visitantes, interessados em ver de perto a relação entre prática esportiva e aprendizado. Além disso, o estande destacou a importância do esporte na formação dos estudantes. "No curso de Educação Física, temos alunos que se destacam em modalidades como atletismo e voleibol. Os professores também atuam como treinadores, incentivando os alunos a promoverem o esporte e o bem-estar, além dos estudos. A seleção esportiva, composta por alunos do curso, representa o Maranhão em competições, e, dentro do câmpus, há jogos internos que promovem a interação social", explicou Thamara Gomes, monitora do evento.

O estande de Comunicação Social foi outro que atraiu bastante atenção. Equipado com aparelhos usados em rádio e televisão, o espaço permitiu aos visitantes experimentar, na prática, o dia a dia dos profissionais da área. Os alunos explicaram o funcionamento dos equipamentos e demonstraram como se dá a produção de conteúdos audiovisuais, desde a gravação até a edição. A proposta foi proporcionar uma experiência realista e envolvente para os interessados em seguir carreiras de comunicação.

O curso de Física, por sua vez, criou uma atmosfera especial ao decorar seu estande com uma temática de planetas e galáxias, proporcionando aos visitantes a sensação de estarem imersos no universo. Além da ambientação atrativa, o curso ofereceu experimentos práticos, como o uso de um globo de plasma para explorar a estática, e demonstrações sobre o centro de massa, explicando, de forma simples e interativa, conceitos de equilíbrio e gravidade.

Outro estande que despertou grande curiosidade foi o de Engenharia da Computação, que apresentou inovações tecnológicas, como um braço robótico, uma mesa de automação e controle e nanossatélites. Esses equipamentos demonstraram aos visitantes como a tecnologia pode ser aplicada na prática. "Os estudantes estão muito curiosos sobre como ingressar no curso. Eles passam pelo Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, o primeiro ciclo, e depois escolhem uma das engenharias", explicou o professor Davi Viana, responsável pelo estande.

Já o curso de Design impressionou os visitantes com sua criatividade e inovação. O estande exibiu trabalhos desenvolvidos pelos alunos, como ecojoias, banners, relógios e jogos, todos feitos com foco na sustentabilidade. A atração principal foi a impressora 3D, que produzia peças articuladas ao vivo, como um tabuleiro de xadrez adaptado para deficientes visuais. "O curso de Design reúne pessoas criativas, que gostam de transformar suas ideias em realidade", destacou Guilherme Marques, estudante e monitor do estande.

A Feira das Profissões 2024 demonstra o compromisso da UFMA em oferecer não apenas orientação vocacional, mas uma verdadeira imersão no universo acadêmico e profissional. A diversidade de cursos e a interatividade dos estandes fazem com que os jovens possam experimentar, de maneira prática e envolvente, o que cada área de estudo tem a oferecer. Além disso, a competição entre os estandes, que serão premiados ao final do evento, traz um clima de saudável disputa e incentiva ainda mais a criatividade dos participantes.

A feira encerra-se hoje com o evidente sucesso da iniciativa, que não apenas orienta os jovens na escolha de suas futuras carreiras, mas também proporciona uma experiência rica em inovação e interatividade. A UFMA reafirmou seu papel como uma instituição que valoriza o ensino prático e dinâmico, estimulando a curiosidade e a criatividade dos estudantes em cada etapa de sua formação, e mostrando que o aprendizado pode ser tão inspirador quanto desafiador.

Por: Geovanna Selma

Fotos: Ingrid Trindade e Sarah Dantas