Daces promove curso de formação de ledores para o Atendimento Especialziado na UFMA

publicado: 03/03/2021 11h11, última modificação: 04/03/2021 10h48

Será ministrado, entre os dias 9 de março e 11 de abril, o Curso Formação de Ledores para o Atendimento Especializado, promovido pela Diretoria de Acessibilidade (Daces) e pela Divisão de Capacitação e Desenvolvimento da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep).

Com 30 docentes e técnicos-administrativos inscritos na turma, o curso tem por objetivo capacitar servidores, prioritariamente, técnicos em assuntos educacionais, para que tenham conhecimentos especializados da área de ledor, com vista a realizarem seus atendimentos de forma mais inclusiva. O curso será ministrado via plataforma Moodle e tem carga horária de 60 horas.

Segundo a diretora do Daces, Nilza Quixaba, o curso contribui com o papel social da Universidade, no qual as ações institucionais devem ser permeadas pelos princípios de acessibilidade e inclusão.

“O curso faz parte do bojo do plano de ações da UFMA, ao prever e prover ações sistêmicas que contribuam na inclusão social, iniciando-se pelo ingresso e o atendimento cidadão com dignidade, constituindo-se em uma das exigências mais fundamentais das instituições públicas e privadas”, disse.

Conteúdo programático

Ministrado pelo professor Paulo Roberto de Jesus Silva, o curso terá como conteúdo programático os seguintes temas: Noções de Políticas de Acessibilidade e Inclusão, Deficiência Visual: Cegueira e Baixa Visão, Bases Legais; Conceitos sobre deficiência visual; Inclusão da pessoa com deficiência visual; Noções de Orientação e Mobilidade para Atenção aos estudantes com Deficiência Visual; e Conceito, Atuação, Técnica e Questões Éticas.

Por: Maiara Pacheco

Produção: Marcos Paulo Albuquerque