Inclusão no Turismo: inscrições abertas para o curso “Turismo Acessível às pessoas com deficiência física e/ou com mobilidade reduzida” ofertado pela DTED e MTUR

publicado: 08/02/2024 09h20, última modificação: 08/02/2024 09h58
A capacitação é 100% on-line, gratuita, certificada e é o quinto curso a integrar o Programa de Qualificação Turismo, Inclusão e Acessibilidade. O acesso aos conteúdos é imediato.

Estão abertas as matrículas para o curso “Turismo Acessível às pessoas com deficiência física e/ou com mobilidade reduzida”, ofertado pela Universidade Federal do Maranhão, por meio da Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED-UFMA), em parceria com o Ministério do Turismo. As inscrições podem ser efetuadas até 1º de julho, na plataforma Qualifica Turismo. A oferta educacional é on-line, gratuita, certificada, e o início das aulas é imediato.

Com carga horária de trinta horas, o curso tem por objetivo capacitar os profissionais do setor turístico e hoteleiro sobre os aspectos de acessibilidade, a fim de aprimorar o atendimento de pessoas com deficiência física e/ou com mobilidade reduzida.

“Isso assegura não apenas a melhoria dos serviços prestados no setor, como também a ampliação de acesso a um público mais diversificado, pois vai garantir que todos tenham oportunidades iguais de desfrutar os destinos turísticos”, afirma Mário Meireles,  coordenador do Programa de Qualificação Turismo, Inclusão e Acessibilidade.

Segundo ele, o curso é um incentivo à inclusão, à inovação e ainda possibilita aos empreendedores do setor se diferenciarem competitivamente. "O investimento em programas educacionais direcionados à acessibilidade vai ao encontro das reivindicações e necessidades das pessoas com deficiência, da mesma forma que traz benefícios para toda a sociedade”, frisa Meireles.

Entre os assuntos abordados, destacam-se: direitos e garantias das pessoas com deficiência física e/ou com mobilidade reduzida; mobiliário acessível nos equipamentos turísticos; como identificar locais acessíveis; tecnologia assistiva; participação das pessoas com deficiência e/ou com mobilidade reduzida no mercado de trabalho; entre outros.

O público-alvo do curso é composto por diferentes atores que atuam na atividade turística nos mais diversos segmentos da área, empresários do setor de turismo e áreas afins, prestadores de serviços em bares, restaurantes, hotéis, pousadas, resorts, parques aquáticos, parques temáticos, shopping centers, guias, motoristas, pesquisadores, gestores, acadêmicos e demais pessoas interessadas.

Durante a jornada de aprendizagem, o aluno terá acesso a diversos suportes educacionais, como: vídeos, materiais em PDF (cartilha, fôlder), infográfico interativo, e-books.

Qualificação em turismo acessível: conheça mais cursos

A capacitação faz parte do Programa de Qualificação em Turismo, Inclusão e Acessibilidade, que já possui quatro cursos lançados e disponíveis para matrículas. São eles:

Turismo, Inclusão e Acessibilidade da Pessoa com Deficiência e/ou com Mobilidade Reduzida - 45 horas;

O profissional de turismo e a pessoa com deficiência e/ou com mobilidade reduzida - 45 horas;

Orientação e mobilidade de pessoas cegas em ambientes urbanos - 30 horas;

Audiodescrição e Turismo Acessível - 30 horas.

Tire suas dúvidas

Como me inscrevo? É necessário se cadastrar na plataforma: www.qualifica.turismo.gov.br

Posso acessar os cursos no celular? O curso está disponível em um ambiente virtual adaptado a diferentes telas e dispositivos móveis.

Quantas horas têm o curso? São trinta horas.

O certificado tem validade? Sim. A certificação é emitida com selo UFMA.

Por: Maiara Pacheco/DTED