III Simpósio de Internacionalização Acadêmica promove conferência sobre a internacionalização para a formação acadêmica e profissional na UFMA

publicado: 24/01/2022 11h44, última modificação: 24/01/2022 21h48
1 | 2
2 | 2

Na manhã de terça-feira, 18, ocorreu a cerimônia de abertura do III Simpósio de Internacionalização Acadêmica (Sinta) da UFMA, promovido pela Diretoria de Internacionalização (DIN) da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (Ageufma). O evento se estenderá até amanhã, 20 de janeiro, de forma on-line, por meio do Google Meet e com transmissão ao vivo pelo Youtube no canal da Ageufma.

A solenidade contou com a participação do reitor da UFMA, Natalino Salgado Filho, e de pró-reitores e diretores da Universidade. A conferência de abertura teve início com a palestra “Os caminhos da internacionalização para a formação acadêmica e profissional da Universidade Federal do Maranhão”, ministrada pela professora Heloísa Cândida Hollnagel, da Escola Paulista de Política, Economia e Negócios (Eppen), da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

A 3ª edição do Sinta teve por objetivo debater, junto à comunidade acadêmica, os diferentes aspectos vinculados à internacionalização no ensino superior, no campo da interculturalidade, mobilidade acadêmica, cooperação internacional, política linguística, pesquisa e produção acadêmica, entre outros assuntos, além de possibilitar o conhecimento dos mecanismos de internacionalização nacionais e internacionais.

Em sua palestra, Heloísa Cândida, com base em sua experiência, falou a respeito da gestão estratégica. Ela comentou a necessidade de reflexão sobre fatores capazes de potencializar a vivência da internacionalização nas instituições, como a proficiência de um segundo idioma, uma didática voltada para metodologias ativas e acordos de cooperação. “Para internacionalizar, é preciso ter objetivos bem-definidos, analisar o perfil e saber aonde quer chegar”, disse a professora.

Em seguida, o reitor Natalino Salgado destacou que a Ageufma é uma pró-reitoria bastante robusta, incorporada por várias diretorias, entre elas a Diretoria de Internacionalização (DIN), que tem uma equipe que vem se destacando, modernizando e complementando ações propositivas para o avanço da internacionalização. “Eu lembro que, quando eu assumi a Universidade pela primeira vez, em 2007, eu já tinha criado, naquele primeiro momento, a Assessoria de Internacionalização e já dizia, naquela época, que a Universidade não poderia se sustentar somente pelo tripé ensino, pesquisa e extensão, nós teríamos que implementar uma quarta dimensão, que é a internacionalização”, enfatizou.

O professor Francisco Sávio Mendes aproveitou a ocasião, em nome da Diretoria de Internacionalização, para destacar as novidades implementadas ao Simpósio nessa terceira edição: “Uma das grandes novidades que temos no terceiro Sinta é tentar desmistificar o que é internacionalização, como esse processo que normalmente é observado como sendo complexo, cansativo e moroso, pode ser realizado de uma forma mais fluida e dinâmica, porque esse dinamismo é a base do próprio processo de internacionalização.”

Os próximos dias de evento prometem ampliar ainda mais as percepções sobre esse eixo e confirmar a necessidade de debate sobre o tema, como reitera o pró-reitor da Ageufma, o professor Fernando Carvalho Silva. “A internacionalização é considerada pelas universidades do mundo inteiro como um processo necessário para elevar os índices de excelência no ensino, pesquisa e extensão, e proporcionar uma capacitação ampla para que a comunidade acadêmica transite em um mundo mais globalizado”, afirmou.

Para encerrar a mesa de abertura, o professor Sávio Mendes aproveitou para agradecer aos pró-reitores por contribuírem com a Diretoria de Internacionalização e reforçar o convite para que todos continuem participando do evento.

Por: Isabelly Mendonça e Letícia Araújo/Ageufma