III Encontro Internacional de Currículo da Educação Básica destaca a importância do currículo em conferência on-line

publicado: 04/10/2022 10h07, última modificação: 04/10/2022 15h56

Na terça-feira, 27, no III Encontro Internacional de Currículo da Educação Básica e o II Seminário de Narrativa e Políticas Narratividades, que ocorreu de forma híbrida, no canal Institucional da UFMA no Youtube e no Auditório Central da Cidade Universitária, foi realizada uma palestra on-line da professora Marlucy Paraíso, da Faculdade de Educação (FAE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

A transmissão teve como coordenador o professor Flávio Luís de Castro Freitas, do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (PGCult) da Universidade Federal do Maranhão, em que a conferência teve como tema “Currículo e vida para uma educação com a diferença”.

No início da palestra, a docente explanou sobre qual foi sua proposta com a temática da conferência. “Quero reconectar currículo e vida e mostrar que muitos professores, apesar de todos os desafios, trabalham no 'miudinho', no cotidiano, para dar vida ao currículo. Convoco todos a fabricar currículos vitalícios, que tenham em sua genética a diferença, em sua matéria a experimentação nômade e se conecte com tudo que faça a vida proliferar”, pontuou.

A professora Marlucy também falou sobre as normativas que definem o aprendizado principal dos alunos em todas as etapas de sua educação e fez críticas sociais sobre o atual contexto da qualidade de vida e do trabalho. “Currículo não é percurso reto e nem lista de disciplinas e conhecimentos e nem apenas prescrições anteriormente estipuladas. Currículo, como eu concebo, é território de encontros de vida, onde se pode se dar uma mudança imprescindível para enfrentar a asfixia do mundo, que é mudança na esfera dos modos de existência”, completou.

Confira a conferência completa no Canal Institucional da UFMA no Youtube:

Por: Jessica Santos

Produção: Alan Veras