II Simpósio Internacional de Intervenção Precoce na Infância será realizado de 4 a 6 de agosto, no Centro Pedagógico Paulo Freire

publicado: 27/07/2022 16h39, última modificação: 27/07/2022 16h39

O Grupo de Estudos em Educação Especial na Educação Básica (Gepeesp), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica (PPGEEB), promoverá entre os dias 4 e 6 de agosto, de forma presencial, no Centro Pedagógico Paulo Freire, o II Simpósio Internacional de Intervenção Precoce na Infância (Siipi), que nesta edição, aborda o tema “Diálogos inclusivos: os desafios profissionais para atuar frente à diversidade”. O objetivo é promover a formação continuada dos profissionais da área da educação, saúde e assistência e de estudantes da graduação e da pós-graduação no campo científico.

As matrículas para participante do simpósio podem ser feitas na página do evento, onde os inscritos podem escolher entre as categorias “Estudante de Graduação”, “Estudante de Pós-Graduação”,” Professores da Educação Básica”, “Professores do Ensino Superior”, “Profissionais da Área da Saúde”, “Pais que tenham Filhos com Deficiência”, “Profissionais em Geral”, “Participação com Trabalho” e “Membros do Gepeesp”. Os valores mudam de acordo com a modalidade escolhida, além de ser cobrada uma taxa de serviço da plataforma, que também varia mediante o tipo de inscrição. Vale ressaltar que as inscrições podem ser feitas até o dia 4, mas neste dia, será cobrado o valor único de R$ 100, independentemente da categoria preferida.

Quanto à participação com submissão de trabalhos, a comissão organizadora receberá o resumo até o dia 29 de julho, enquanto o trabalho completo deve ser entregue até o dia 2 de agosto. Um autor pode submeter até cinco trabalhos diferentes, que podem abranger como eixo temático “A criança e a família”, “Atendimento educacional/saúde especializado”, “Educação especial e inclusão na infância”, “Formação do profissional da educação/saúde/ para atuar com crianças com deficiência”, “Transtorno do Espectro Autista (TEA) na perspectiva da família”, “Identificação precoce na infância”, “Intervenção nas áreas da educação e da saúde”, “Tecnologia assistiva/digitais na educação/saúde” e “Trabalho da equipe multiprofissional”. Todas as regras de submissão estão disponíveis na página do II Siipi.

Na programação, está prevista a realização de oito minicursos, sendo cinco no primeiro dia, dois no segundo, e apenas um no terceiro dia. Até o momento, estão confirmados os nomes de doze palestrantes convidados, entre professores e pesquisadores de diferentes instituições nacionais e internacionais, como a UFMA, a Universidade Federal do Piauí, Universidade Federal de São Paulo e a Universidade de Évora (Portugal). Além disso, também haverá apresentações de trabalhos, debates e mesas temáticas.

A escolha da temática intervenção precoce na infância, segundo uma das responsáveis do evento e professora do Departamento de Educação Física, Livia da Conceição Costa Zaqueu, ocorre pela necessidade de ampliar o diálogo e a compreensão sobre as dificuldades e as demandas vivenciadas de crianças que estão em situação de risco ao seu desenvolvimento e sobre seus respectivos contextos familiares. “É importante tratar da temática, considerada uma área multidisciplinar, porque a intervenção precoce na infância é vista como uma área prioritária no cenário mundial e internacional”, explicou.

Em junho de 2018, o Gepeesp promoveu a primeira edição do evento, cujo o tema na época era “Diálogos interdisciplinares entre saúde e educação”. Considerado como uma continuação do I Siipi, a edição de 2022 conta, além da professora Livia, com a organização geral da professora Francisca Morais da Silveira, também do Departamento de Educação Física; da professora Cleomar Lima Pereira, do Instituto Federal do Maranhão; da docente de Libras e de disciplinas pedagógicas do Centro de Ciências de Grajaú, Ana Cristina de Assunção Xavier Ferreira; e da professora da educação básica de Santa Inês Emanuelle Santiago Monteiro Leite.

Para mais informações, acesse a página do Simpósio. Lá, há uma opção em que os participantes podem encaminhar dúvidas e sugestões por meio de um chat.

Por: João Meireles

Produção: Bruna Castro