II Quizumba NES aborda reflexões acerca dos aspectos do constitucionalismo e a resistência de povos quilombolas no Brasil em transmissão no Canal Institucional da UFMA no Youtube

publicado: 26/01/2022 08h00, última modificação: 26/01/2022 18h58

Para trazer reflexões acerca dos aspectos do constitucionalismo e a resistência de povos quilombolas no Brasil, foi realizado o II Quizumba NES, evento promovido pelo Núcleo de Estudos Socioambientais (NES) do Departamento de Direito da Universidade Federal do Maranhão e transmitido por meio do Canal Institucional da UFMA no Youtube.

Em sua segunda edição, o II Quizumba NES promoveu um debate com a presença de Rodrigo Portela Gomes, professor e pesquisador da Universidade de Brasília (UnB); Anacleta Pires da Silva, educadora popular e liderança da comunidade tradicional quilombola Santa Rosa dos Pretos (Itapecuru-Mirim, MA); e Ruan Didier Bruzaca Almeida Vilela, coordenador do NES.

O professor Ruan Didier apontou que cada vivência traz uma perspectiva, o que, na sua visão, proporciona uma troca de conhecimentos. “A oralidade é um elemento muito importante para o território que faz uma cultura, e aqui existe a oralidade, existe essa transformação para a linguagem que é ordinariamente utilizada nas universidades. O nosso encontro vai servir muito para fazer essa ruptura, que existe um predomínio de uma certa linguagem, que exclui outros saberes. Na verdade, nós estamos compartilhando saberes”, pontuou.

Assista a transmissão do II Quizumba NES na íntegra:

Por: João Meireles

Produção: Marcos Paulo Albuquerque