II Encontro do Círculo de Estudos Husserlianos é realizado no Centro de Ciências Humanas do Câmpus São Luís

publicado: 26/04/2023 12h04, última modificação: 26/04/2023 19h55

Iniciado nessa segunda-feira, 24, e se estendendo até a próxima sexta-feira, 28, o II Encontro do Círculo de Estudos Husserlianos, realizado de maneira híbrida no Auditório A do Centro de Ciências Humanas (CCH) do Câmpus São Luís, traz como seu principal objetivo reunir os membros do Círculo e demais interessados no estudo da Fenomenologia, elaborada por Edmund Husserl.

O evento contará com palestras de diversos conferencistas de reconhecimento nacional e internacional acerca do tema. Hoje, 26, às 15h, será ministrada a palestra intitulada O Problema de Deus na Reflexão de Husserl, por Stefano Santasilia, doutor em Estudos Latino-Americanos pela Universitá di Napoli “L’Orientale” e em Filosofia pela Universidade Pontifícia Comillas. Em seguida, às 18h30, o encontro receberá a palestra Fenomenologia em Confronto: entre Husserl e Hegel, ministrada pelo Professor Diogo Falcão Ferrer, doutor em Filosofia pela Universidade de Coimbra.

Amanhã, o quarto dia de evento receberá, às 14h, na sala 108 do primeiro bloco do CCH, a palestra “Como Ler as Meditações Cartesianas”, ministrada pelo professor Carlos Morujão, catedrático da Faculdade Católica Portuguesa. No último dia do evento, às 14h, será ministrada "Subjetividade e Constituição: uma abordagem genética dos processos constitutivos da subjetividade”, pela mestra e doutoranda em filosofia pela Universidade Federal do Rio do Janeiro (UFRJ), Tássia Vianna de Carvalho. Encerrando o dia, às 17h, o Vice-Líder do Círculo de Estudos Husserlianos (CEH) da UFMA, Rafael Bastos Ferreira, ministrará a palestra Mundo-da-Vida e Intersubjetividade Política.

As inscrições estão abertas e podem ser realizadas por meio da plataforma Google Forms.

Saiba Mais

O Círculo de Estudos Husserlianos (CEH) teve sua criação em 2019 e, desde então, reúne pesquisadores interessados nos estudos dos fundamentos da Fenomenologia de Edmund Husserl (1859-1938), seu fundador e mentor. Os membros que compõem esse círculo residem em diferentes localidades e têm, preferencialmente, a docência em Psicologia e Filosofia como áreas centrais de suas atividades acadêmicas, porém o grupo também possui profissionais da Comunicação Social, Pedagogia, Geografia e História compondo o corpo de membros.

Por: Juan Terra

Produção: Alan Veras