II Encontro de Empresas Juniores reúne jovens empreendedores de todo o Maranhão

publicado: 19/04/2023 14h58, última modificação: 20/04/2023 13h18
52817102540_81a8cc3629_c.jpg

Realizado na tarde de quinta-feira, 13, no Núcleo Avançado de Empreendedorismo, o II Encontro de Empresas Juniores contou com a presença da Maranhão Júnior, empresa fundada em 2013 como uma associação civil, sem fins lucrativos e com a finalidade de representar, regularizar e potenciar as empresas juniores no Estado do Maranhão. Além disso, o evento contou com apresentações das Empresas Juniores da UFMA e da Liga Universitária Empreender.

O Pró-Reitor da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (AGEUFMA), Fernando Carvalho, afirmou que a iniciativa teve por objetivo unir as empresas e promover um debate a respeito de possíveis ações de melhoria no âmbito do empreendedorismo e demonstrar o que a universidade pode proporcionar a elas.

O Diretor de Empreendedorismo da AGEUFMA, Walter Nunes, definiu o momento como extremamente importante, pois congrega os diretores das empresas juniores não só da capital, mas também do continente, e proporciona o fomento de novas empresas. “Temos 22 empresas e mais 7 em preparação. E nossa meta é triplicar esses números. Temos mais de 100 cursos na universidade e gostaríamos que todos tivessem uma empresa júnior, uma vez que esta é um dos campos de estágio mais importantes que um aluno pode ter, por ser um lugar em que possa aprender na prática os conceitos vistos em sala de aula”, declarou.

Max Almeida, conselheiro da empresa AGROPEC, sediada no Câmpus de Chapadinha e com atuação na área agropecuária, agrícola e na extensão da licenciatura, observou que o encontro proporciona a realização de networking junto a outras empresas juniores. “Por estarmos um tanto distante no continente, nessas oportunidades de trazer todas as empresas para um mesmo ambiente, podemos ver como as outras empresas atuam e, dependendo do segmento, acabamos incorporando no nosso organograma de atuação”, afirma.

Náthaly Carvalho, estudante de Direito, é membro da IUS, empresa que oferece soluções jurídicas inovadoras ao público em geral, trabalhando com registro de marca, elaboração de contrato, revisões de estatuto para empresas juniores, além da abertura destas. Ela contou que essa é uma oportunidade de despertar o espírito empreendedor. “Nas empresas, temos as oportunidades de adquirir conhecimentos técnicos e entender um pouco de como funciona o mercado de trabalho. Por isso esse movimento empreendedor está abrindo um novo leque de possibilidades para novas áreas de atuação e novos profissionais”, finalizou.

Confira fotos:

II Encontro de Empresas Juniores - 13-04-2023