I Seminário sobre a Acessibilidade e Inclusão em Bibliotecas Universitárias Maranhenses abordou o empoderamento de pessoas com deficiência em ensino, pesquisa e extensão

publicado: 13/12/2021 11h50, última modificação: 13/12/2021 16h16
1 | 2
2 | 2

No dia 3 de dezembro, Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, a Diretoria Integrada de Bibliotecas (DIB) promoveu, pelo Youtube, o “I Seminário sobre a Acessibilidade e Inclusão em Bibliotecas Universitárias Maranhenses”, que discutiu o “Empoderamento e autoadvocacia de pessoas com deficiência no processo de ensino, pesquisa e extensão”, tema da pesquisa da palestrante e gestora da Seção de Atendimento a Pessoa com Deficiência do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Ceará (UFC), Clemilda dos Santos Souza.

Durante o relato, a gestora contou sobre sua deficiência, causada ainda na infância, quando tinha quatro anos, por consequência de poliomielite. Ela mencionou que faz uso de muletas canadenses ou cadeiras de rodas em seu cotidiano e enfatizou a necessidade de a Universidade estar atenta e solidária com as questões da sociedade como um todo.

Segundo a convidada, a forma como é compreendido o que é deficiência é o que vai determinar como é a interação no ambiente. “A deficiência é uma condição, sim, física, sensorial, intelectual, porém tão determinante quanto a deficiência é o espaço em que a pessoa está. Se esse espaço não possibilita a interação, deficiente é o espaço, e não a pessoa”, explanou.

A autoadvocacia para pessoas com deficiência, segundo a gestora, é o momento em que podem perceber que é possível se defender, que potencialidades para contribuir com a sociedade. “O espaço da Universidade é um espaço que, para pessoas com deficiência, se traduz na oportunidade de ter a vida nas próprias mãos, de poder ter uma profissão, de significar o seu ser”, ressaltou.

Por: Angela Lima

Produção: Laís Costa