Notícias

I Seminário de Observatório do Futuro abordou o papel da mediação no Sistema Jurídico Brasileiro e foi ocasião de lançamento de livro

publicado: 08/04/2022 12h34, última modificação: 09/04/2022 12h34
1 | 2
2 | 2

Foi transmitido, no Canal Institucional da UFMA no Youtube, o “I Seminário de Observatório do Futuro”. O evento serviu como divulgação de um livro, de mesmo nome, que consiste em retratar a mediação de conflitos por diferentes perspectivas. O projeto foi idealizado pela professora Maria da Glória, do Departamento de Direito do Câmpus São Luís; pelo professor Lorenzo Mateo, da Universidade de Salamanca, da Espanha; e pelo professor Marcelo Dias Jacques, da Editora Dom Modesto, de Santa Catarina.

A obra é composta por 19 capítulos, que contam com a participação de diversos autores nacionais e internacionais. A Lei da Mediação, que estabeleceu as modalidades judicial e extrajudicial da mediação no Sistema Jurídico Brasileiro; a Resolução nº 125/2010 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ); e o Código de Processo Civil Brasileiro serviram como embasamento da obra, uma vez que regulamentam a política judiciária implantada atualmente.

No primeiro dia de Seminário, a professora Maria da Glória Almeida Bandeira, conduziu o momento, que recebeu vários convidados. Houve a apresentação de oito painéis, que retrataram sobre a mediação no âmbito do consenso, da administração pública, da saúde, do direito criminal, entre outros. Para os palestrantes, tanto o evento quanto o livro são necessários por servir como alternativa na resolução de conflitos diante do excesso de demandas judiciárias.

Para o professor Jacques, a obra representa um novo caminho, pois “está totalmente inserida na ideia de fraternidade”, conforme pontuou. Segundo o professor, a renda adquirida com a venda dos livros será convertida em doações voltadas à educação infantil no Brasil.

Para assistir na íntegra, basta acessar o Canal Institucional da UFMA no Youtube. Lá, constam as transmissões dos dois dias de evento.

Por: João Meireles

Produção: Marcos Paulo Albuquerque

Revisão: Jáder Cavalcante