I Semana da Qualidade do HU-UFMA foi realizada entre os dias 8 e 12 deste mês

publicado: 17/11/2021 14h49, última modificação: 17/11/2021 18h13

Com uma boa dose de diversão e entretenimento, foi possível trabalhar a temática da qualidade entre os colaboradores do Hospital Universitário da UFMA desde a segunda-feira, 8, até hoje, 12. A programação foi pensada para alinhar informações importantes a práticas lúdicas. Dessa forma, foi realizada a I Semana da Qualidade do HU-UFMA-Ebserh.

Por iniciativa do Setor de Gestão da Qualidade e da Unidade de Gestão da Qualidade, foram desenvolvidas, no formato on-line, atividades interativas por meio da ferramenta wordwell, com jogos de labirinto, palavras cruzadas, verdadeiro ou falso, abordando perguntas sobre Qualidade. Foi realizado também um “papo da qualidade” com participação de representantes das gerências, chefes de Unidades, líderes de Qualidade e Segurança, avaliadores internos de Qualidade abordando o assunto e tirando dúvidas.

A coordenadora da Unidade de Gestão da Qualidade, Laurenice Campos Vieira, destaca o objetivo da semana: “Proporcionar a oportunidade de realizar atividades para disseminar conceitos da Qualidade, e fomentar a implantação do Sistema de Gestão da Qualidade, de modo a preparar o HU-UFMA para processos de avaliações internas e externas da própria EBSERH ou de outros órgãos.

Oficialmente, o Dia Mundial da Qualidade é comemorado todos os anos na segunda quinta-feira do mês de novembro. Essa comemoração foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1990 com o objetivo de conscientizar a sociedade, e principalmente as empresas, sobre a importância da qualidade.

A chefe do Setor de Gestão da Qualidade, Sirlei Garcia Marques, ressalta: “Todos os esforços estão voltados para relembrar aos profissionais que estão absorvidos por suas rotinas sobre o impacto das boas práticas no sucesso do seu trabalho, promover a participação de todos que estão envolvidos com a Qualidade".

Na manhã de hoje, 12, houve a entrega dos brindes para os vencedores dos desafios e para os sorteados durante o “papo da qualidade”. A equipe animou os corredores por onde passou. Com muita alegria, entregaram os brindes nas mãos dos ganhadores diretamente em seus setores de trabalho. Durante a ação, houve também a avaliação do ATO na Unidade de Nefrologia.

Sobre a Rede Ebserh

O HU-UFMA faz parte da Rede Ebserh desde janeiro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Vinculadas a universidades federais, essas unidades hospitalares têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde da região em que estão inseridos.

Publicado originalmente em 17/11/21, no site do HU-UFMA.

Por: Unidade de Comunicação Social do Hospital Universitário