I Recortes: Evento do curso de Teatro reúne arte, palestra e performance no Centro de Ciências Humanas de São Luís

publicado: 05/05/2023 12h14, última modificação: 05/05/2023 17h13
As atividades vão até o final desta sexta-feira, 5

“Os seres humanos precisam se encontrar, e, no campo das artes, isso é fundamental. Não é possível arte sem encontro, sem coletividade. Essa é a grande importância do evento: a possibilidade de estarmos juntos como artistas, pesquisadores e comunidade em geral”, declarou Michelle Nascimento Cabral Fonseca, professora do Departamento de Artes Cênicas (Darc), do Curso de Licenciatura em Teatro da UFMA, durante o “I Recortes! Compartilhamento de Pesquisas-Criação em Cenas Performativas”.

Iniciado na quinta-feira, 4, no Centro de Ciências Humanas (CCH) da Cidade Universitária, o evento é organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) e o Grupo de Pesquisa Cena Corpo, e envolveu alunos e colaboradores da Universidade, do IFMA, além de artistas convidados. As atividades vão até o final desta sexta-feira, 5.

Com apoio do Instituto de Arte Cazumbá e da MiraMundo Produções Culturais, a programação começou no Auditório B do Centro. Envolvendo debates e música, discentes e coordenadores do Centro de Ciências Humanas (CCH) da Cidade Universitária que integraram a banca buscaram reafirmar valores e incentivar o público à produção artística e acadêmica.

Essa iniciativa tem por objetivo criar espaços de compartilhamento e exposição, em que estudantes da graduação, pós-graduação e até mesmo da comunidade possam pensar arte e sociedade de maneira conjunta, abrangente e acessível a todos.

Além de palestras, as performances integram grande parte das atividades do I Recortes, uma delas foi a de Leônidas Portella, que apresentou “Pesquisas, Trânsitos e Passagens de um corpo na Rua”, revelando suas vivências e manifestações artísticas.

“Eu gosto de me inserir na paisagem urbana como mais um elemento simbólico e dançar magias sobre nossa religiosidade e cultura popular, junto aos brincantes, às caixeiras, à Festa do Divino. Ultimamente, tenho feito muitos trabalhos sobre a rua. Não porque sempre pensei em ir à rua, mas foi a necessidade que me fez ir”, explicou.

Sua apresentação contou com imagens de corpos fotografados em performance, com grande destaque à cor vermelha e interação com a plateia. “São imagens que eu venho trazendo com esses corpos, que são fontes de memórias, histórias e experiências, para trazer à tona que esses corpos são vocês também”, finalizou.

A atriz e estudante de Teatro Ana Cristina, artisticamente conhecida como Cris Oliveira, participou do momento de abertura e considerou a iniciativa como uma boa oportunidade de apresentar falas e diversas demonstrações, além de acolher o público. “Consumam arte, vão aos teatros, incentivem e popularizem os espetáculos. Isso é muito importante para nós, e aprendemos muito com isso”, disse.

A professora Michelle Cabral declarou que o Recortes é essencial, pois serve para aproximar as pessoas em um cenário pós-pandemia, visando reduzir o distanciamento que foi estabelecido. “Faço o convite: Venham, conheçam as artes performáticas e o teatro.  Eu tenho certeza que vocês vão gostar e vão entender o que é isso que chamamos de teatro. Nosso encontro é muito importante tanto para a Universidade, quanto para a comunidade de São Luís”, afirmou.

Acompanhe a programação completa de hoje, 5

Realize sua inscrição