I Jornada de Estudos sobre Políticas Educacionais ocorrerá entre os dias 24 e 26 de maio, no Câmpus São Luís

publicado: 27/02/2023 12h59, última modificação: 27/02/2023 14h43

A I Jornada de Estudos sobre Políticas Educacionais (Jesppe), promovida pelo Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Políticas Públicas de Educação (Geppe), será realizada presencialmente de 24 a 26 de maio, no Centro Pedagógico Paulo Freire, Câmpus São Luís. O evento reunirá docentes, discentes e profissionais da educação e de movimentos sociais interessados no estudo das políticas educacionais.

A primeira edição da Jornada tem como tema “Políticas Educacionais para além do capital: dilemas e perspectivas”, que, segundo o que afirma o grupo, traz recorte de grande importância no contexto atual de desenvolvimento das políticas educacionais no Brasil e que indica reflexões propositivas na direção de formulação de políticas públicas de educação comprometidas com a transformação social.

O evento tem caráter nacional e pretende ser um espaço de debate, trocas de experiências e socialização de pesquisas desenvolvidas por estudiosos do campo da política educacional, organizados em quatro eixos temáticos, que articularão diversas atividades acadêmico-científicas, tais como conferências, mesas-redondas, comunicação oral e pôsteres.

No primeiro dia, será ministrada a conferência de abertura, “Políticas educacionais para além do capital: limites e perspectivas no Brasil atual”, pelo professor Roberto Leher, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com mediação da professora Cacilda Cavalcanti, do Departamento de Educação II da UFMA. Pela tarde, será ministrada a primeira mesa-redonda do evento, na qual as professoras Helena de Freitas, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); e Valdenice de Araújo Prazeres, do Departamento de Educação II da UFMA, discutirão os desafios atuais das políticas de formação dos profissionais da educação. Encerrando o dia, haverá apresentações na sessão de pôsteres.

O segundo dia é marcado novamente pela realização de mesas-redondas. Na primeira, os professores Luiz Fernando Dourado, da Universidade Federal de Goiás (UFG); e Paulo Roberto de Sousa Silva, da Coordenação da Licenciatura em Educação do Campo (Ledoc) do Centro de Ciências de Bacabal (CCBA), discutirão as reformas curriculares no Brasil atual e suas implicações para a educação humanizadora. A segunda pautará os desafios e perspectivas do financiamento da educação básica e superior no Brasil, contando com a presença do professor Nelson Amaral, da UFG, e da professora Cacilda Cavalcanti.

O último dia terá a quarta e última mesa-redonda: "Educação do campo, Soberania alimentar e Projeto de País", a ser ministrada pela professora Clarice Aparecida dos Santos, da Universidade de Brasília (UnB); e pelo professor José de Ribamar Sá Silva, do Departamento de Economia (DCon) da UFMA. No turno da tarde, será realizada a conferência de encerramento de tema “Projeto de país, projeto de educação: para onde caminha o Brasil?”, pela professora Virgínia Fontes, da Universidade Federal Fluminense (UFF).

As inscrições e submissão de trabalhos seguem abertas na página do evento

Por: Juan Terra

Produção: Bruna Castro