I Jornada de Estudos e Pesquisas sobre Políticas Públicas (I Jesppe) encerra-se nesta sexta-feira, 26

publicado: 26/05/2023 13h24, última modificação: 27/05/2023 08h40
I Jornada de Estudos e Pesquisas sobre Políticas Públicas (I Jesppe) encerra nesta sexta-feira, 26

Reunir comunidade acadêmica, profissionais da rede pública e membros de movimentos sociais interessados no estudo das políticas educacionais é a proposta da “I Jornada de Estudos e Pesquisas sobre Políticas Públicas (I Jesppe)”, que, neste ano, traz o tema “Políticas Educacionais para além da capital: dilemas e perspectivas”. Iniciada no dia 24 de maio, a programação se estende até a tarde desta sexta-feira, 26, dividida entre encontros presenciais sediados no Hall de entrada e Auditório da Reitoria, além das salas E-201, 202, 203 e 205 do Centro de Ciências Sociais (CCSo) do Câmpus de São Luís, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

O evento possui caráter nacional e deve ser realizado de forma bianual, sendo esta sua primeira edição. A iniciativa foi pensada e promovida pelo Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Políticas Públicas de Educação (Geppe) e Observatório de Políticas Públicas e Lutas Sociais (Oppls), da Universidade, com o objetivo de proporcionar espaço de debate, trocas de experiências e socialização de pesquisas.

Ao todo, quatro eixos temáticos foram destacados: Financiamento e Gestão da educação básica e superior; Políticas de Formação, carreira e remuneração dos profissionais da educação; Movimentos Sociais e políticas de educação do campo; e Políticas de currículo e avaliação da educação.

202 participantes se inscreveram na I Jornada, sendo 71 deles estudantes de graduação; 98 de pós-graduação e professores da educação básica; e outros 33 professores da educação superior, pesquisadores e profissionais de diversas áreas.

As palestras foram ministradas por um total de dez docentes, sendo a maioria deles advindos de instituições de ensino de fora do estado, como do Rio de Janeiro, São Paulo, Goiás, Brasília, entre outras.   No decorrer das atividades, sete livros foram lançados e 69 trabalhos de pesquisa foram aprovados: 49 apresentados em comunicação oral e vinte como pôster.

Cacilda Rodrigues Cavalcante, professora do Departamento de Educação II e uma das organizadoras do evento, considerou os três dias como momentos em que se pôde debater e refletir sobre o contexto atual do Maranhão e do Brasil. “Nós sentimos necessidade de fazer esse evento para estabelecer e incentivar diálogo entre aqueles que produzem dentro do ramo acadêmico-científico e aqueles que se interessam pelo assunto. Estamos em um momento muito importante e delicado no país, por isso devemos pensar as políticas públicas educacionais”, frisou.

Para o docente do Curso de Licenciatura em Educação, do Câmpus de Balsas, Paulo Roberto de Sousa Silva, a iniciativa desempenha papel fundamental no sentido de construir possibilidades e dar fôlego ao debate acadêmico, além de englobar a sociedade civil. “Estamos compartilhando uma discussão mais teórica, mas que não se encerra aqui. Entendemos que é preciso avançar em direção às transformações sociais, por meio da ampliação das políticas públicas”, pontuou.

Paulo Roberto também destaca a importância do envolvimento prático de pesquisadores, professores e alunos para desenvolver os conceitos teóricos apreendidos ao longo da I Jornada. “Queremos cooperação dos que estão dentro da Universidade, do espaço acadêmico, e fora dela também, para que possamos nos somar para desenvolvermos, na luta teórica e prática, uma sociedade melhor, um futuro melhor. E pensamos que é a Jornada que sinaliza nessa direção”, finalizou.

Acompanhe o Instagram do Geppe

Acompanhe a programação completa