I Integra PET Equidade: UFMA reúne participantes PET-Saúde Equidade

publicado: 14/08/2024 14h43, última modificação: 14/08/2024 15h01
I Integra PET Equidade: UFMA reúne participantes PET-Saúde Equidade

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) realizará, no próximo sábado, 17, no Centro Pedagógico Paulo Freire, nos Miniauditórios 109-110, da Asa Sul, o I Integra PET Equidade, um evento que vai reunir todos os participantes do Programa Nacional de Equidade de Gênero, Raça, Etnia e Valorização das Trabalhadoras no SUS (PET-Saúde Equidade) após três meses de trabalho.

O I Integra PET Equidade contará com duas miniconferências com o tema central “A população LGBTQIAPN+: pontos e contrapontos” e uma Roda de Conversa dedicada à ampliação do conhecimento sobre a população indígena do Maranhão, com a presença de palestrantes especializados e um momento para troca de experiências e diálogo entre os participantes.

"O I Integra PET Equidade é uma oportunidade valiosa para estarmos todos juntos e aprofundarmos nosso entendimento sobre temas transversais do projeto, como questões de gênero e a saúde da população indígena. Dessa forma, poderemos avançar na promoção da equidade e na valorização das trabalhadoras e futuros trabalhadores do SUS. Acreditamos que a diversidade e a inclusão são essenciais para construir um sistema de saúde mais justo e eficiente. Esperamos que este evento inspire e engaje todos os participantes na busca por uma saúde mais igualitária para todos", declara Maria Luiza Cruz, coordenadora do PET-Saúde Equidade.

O evento é aberto para a comunidade de São Luís, especialmente, a comunidade acadêmica e os profissionais de saúde, sem a necessidade de realização de inscrição. A participação dos atores da saúde pública é fundamental para enriquecer as discussões e contribuir para o avanço das políticas de equidade na saúde.

PET-Saúde Equidade na UFMA

O PET-Saúde Equidade é desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de São Luís e intitulado “A equidade na valorização das trabalhadoras e futuras trabalhadoras do SUS em São Luís, Maranhão”, integra a 11ª edição do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), uma iniciativa conjunta do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação.

Nesta edição do PET – Saúde, o foco é contribuir para a formação de futuros profissionais e criar condições que valorizem as trabalhadoras e futuras trabalhadoras do SUS, considerando a equidade de gênero, identidade de gênero, sexualidade, raça, etnia e deficiências, conforme o Programa Nacional de Equidade de Gênero, Raça e Valorização das Trabalhadoras no SUS.

Na UFMA, Câmpus São Luís, o programa é coordenado pela professora Maria Luiza Cruz, do Departamento de Farmácia, e envolve 62 bolsistas, incluindo 40 estudantes de diferentes áreas, 10 preceptores – profissionais de saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), 10 professores bolsistas e um orientador de serviço. Também participam cerca de 30 voluntários e cadastros de reserva, todos comprometidos com a promoção de uma saúde mais justa e equitativa em São Luís.

Programação do I Integra PET Equidade

09:15 - A população LGBTQIAPN+: Pontos e Contrapontos"

• Andressa Cristina Barbosa da Silva, Enfermeira, Diretora e Responsável Técnica do C.S. Jailson Alves Viana.

“Experiência exitosa no acolhimento do pré-natal de homem trans em uma unidade básica de saúde, São Luís, MA”.

• Silvia Cristina Leite, Assistente Social, idealizadora do Setor de Atividades Especiais Espaço Mulher (SAEEM) / Socorrão 2

“Panorama real do transfeminicídio e lesbocídio no MA “

10:30 - Roda de Conversa: "Conhecendo o Povo Indígena do Maranhão”

• Ivone de Oliveira Ferreira, Psicóloga, Secretaria de Saúde Indígena/ Distrito Sanitário Especial Indígena do Maranhão (SESAI/DISEI-MA)