I Fórum Internacional Indígenas na História ocorre até hoje, 26, com debates sobre os povos indígenas na condição de povos tradicionais

publicado: 26/11/2021 12h28, última modificação: 26/11/2021 16h08

Prossegue até hoje, 26, a programação do I Fórum Internacional Indígenas na História, realizado Programa de Pós-Graduação em História (PPGHis) e pelo Grupo de Estudos do Mundo Atlântico e suas Diásporas (GMAD) da UFMA, com apoio da Facultad de Ciências Humanas da Universidad Nacional del Centro (Unicen), da Argentina, e da Universidade de Pernambuco (UPE). O evento ocorre de forma on-line, no Canal da PPGHIS UFMA no Youtube.

O tema do evento propõe uma visão abrangente, mas sem generalizar a vivência indígena. O objetivo é tratar sobre os povos indígenas como povos tradicionais e que compartilham de características semelhantes no pós-colonialismo. Além disso, são debatidos a vivência indígena e os aspectos sociais e históricos que a perpassam, com palestras de pesquisadores de universidades nacionais e internacionais.

As palestras idealizadas abordam temas como a história indígena no continente americano, a etnopolítica, as relações indígenas com os conceitos de territorialidade e identidade e os desafios etnoculturais enfrentados por povos tradicionais.

Por: Hugo Oliveira

Produção: Laís Gomes