I Fórum Internacional Indígenas é transmitido pelo canal de Pós-Graduação em História, no YouTube

publicado: 29/11/2021 11h55, última modificação: 29/11/2021 11h55

No dia 23 deste mês foi realizada a conferencia de abertura do I Fórum Internacional Indígenas da UFMA, promovidos pelo Programa de Pós-Graduação em História (PPGHis) e pelo grupo de Estudos do Mundo Atlântico e suas Diásporas (GMAD) da UFMA, com transmissão pelo canal PPGHis UFMA no YouTube.

Durante a abertura, foi mostrado como surgiu a proposta do Fórum, cuja origem data de 2009, durante o 25º Simpósio da Associação Nacional de História (Anpuh), em Fortaleza, no qual foi oficializado o grupo de trabalho “Os Índios na História”. Em 2010, foi realizado o primeiro evento do grupo, cujas atividades têm objetivo de agregar pesquisadores com formação em distintas áreas do conhecimento de maneira a garantir uma compreensão mais profunda sobre os aspectos sócio-histórico que tem permeado as vivências indígenas no passado e no presente.

A professora e doutora convidada Maria Regina, doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas, fez um breve depoimento sobre as histórias indígenas e desafios enfrentados. “Nós não estamos devolvendo seu lugar como agentes históricos, eles sempre estiveram lá, sempre tiveram voz, nós que não escutávamos”, ponderou.

Saiba mais

A abertura do Fórum foi realizada pelos professores Soraia Sales Dornelles, da UFMA; Maria Regina Celestino de Almeida Almeida, da Universidade Federal Fluminense (UFF); e Gersem Luciano Baniwa, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Confira na íntegra a transmissão da conferência de abertura:

Por: Angela Lima

Produção: Marcos Paulo Albuquerque