I Fórum das Licenciaturas do Continente discute os desafios das licenciaturas em evento Online

publicado: 25/10/2023 11h02, última modificação: 26/10/2023 09h38

Nos dias 25 e 26 de outubro, ocorre o I Fórum das Licenciaturas do Continente, promovido pela Pró-Reitoria de Ensino e a Comissão de Fortalecimento das Licenciaturas. O evento será realizado de maneira virtual, pelo canal no Youtube da comissão, e, tem o objetivo de, por meio de discussões junto a docentes, discentes, técnicos-administrativos e convidados externos, identificar os desafios de cunho administrativo, operacional, infraestrutura e pedagógico, enfrentados pelas licenciaturas do continente.

Esta é a primeira edição do Fórum, mas, como explica Carolina Pereira Aranha, docente da Universidade e uma das organizadoras do evento, a comissão e a pró-reitoria desejam que esse se torne um evento do calendário acadêmico da UFMA e, nas próximas edições, além da mudança do campus anfitrião, também possa englobar as licenciaturas sediadas na capital do estado, constituindo-se em um evento itinerante, a ser realizado anualmente com alternância dos Centros responsáveis junto à PROEN.

A docente completa que como resultados esperados do evento, sua organização objetiva gera discussões significativas e compartilhamento de conhecimentos a respeito das licenciaturas da UFMA, em especial, as interdisciplinares, assim como atualização e aprimoramento profissional, além de estabelecer contato e interagir com estudantes, profissionais e pesquisadores que atuam nas licenciaturas, contribuindo, dessa forma, com o incentivo e desenvolvimento à pesquisa e inovação na área educacional, juntamente com o fortalecimento da comunidade educacional.

Contando com mesas-redondas, palestras e grupos de discussão, a programação do evento debaterá diversos aspectos da docência de um modo geral e a vivência dos docentes dos câmpus do continente maranhense, expondo seus desafios e possibilidades. Exemplos de temas abordados são Infraestrutura e Transporte e Assistência Estudantil, a ser abordado durante a tarde do primeiro dia em um dos grupos de discussão, contando com a presença de representações da Superintendência de Infraestrutura e da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil.

Finalizando o evento, discentes e docentes irão apresentar propostas de ações, afim de melhorar as condições das licenciaturas nos câmpus do interior do estado.

A programação completa e as inscrições podem ser realizados via formulário, na plataforma Google Forms.

Por: Juan Terra