I Colóquio Educação Intercultural e Práticas Decoloniais na Educação Básica, do Programa de Pós-Graduação em Formação Docente, ocorrerá nos dias 27 a 29 deste mês

publicado: 05/10/2021 11h22, última modificação: 05/10/2021 21h42

A linha de pesquisa “Pluriculturalidade, Interculturalidade e Práticas Educativas Interdisciplinares”, do Programa de Pós-Graduação em Formação Docente em Práticas Educativas (PPGFopred) da Universidade Federal do Maranhão, por meio do grupo de pesquisa “Diálogos Interculturais e Práticas Educativas” (Dipe), promoverá, nos dias 27 a 29 deste mês, o I Colóquio Educação Intercultural e Práticas Decoloniais na Educação Básica, com o objetivo de promover debates e socializar estudos e pesquisas concluídas e/ou em andamento que abordem a interrelação educação, interculturalidade e práticas decoloniais na educação básica. As inscrições podem ser realizadas por meio do Sigeventos até o dia 11 de outubro.

De acordo com a comissão organizadora, o intuito do colóquio é promover o intercâmbio entre estudantes de graduação, pós-graduação, pesquisadores e professores da linha e do programa com pesquisadores de outras instituições, além de ampliar a inserção dessa linha de investigação no contexto regional e nacional.

O I Colóquio Educação Intercultural e Práticas Decoloniais na Educação Básica proporcionará, pela proposta do evento, que os pesquisadores, professores e estudantes possam explicar, tanto para a comunidade acadêmica quanto para a sociedade em geral, as fissuras existentes na educação brasileira que precisam ser compreendidas e enfrentadas, além de debater questões relacionadas à produção de conhecimento acadêmico direcionado ao público oprimido, visando à superação das desigualdades sociais no país.

O evento será realizado de forma virtual, por meio de mesas temáticas, apresentações artístico-culturais e seleção de trabalhos para publicação em anais e em uma obra no formato e-book. A programação completa está disponível na página do Sigeventos.

Para mais informações, os interessados podem entrar em contato com os organizadores, via e-mail: ppgfopred@ufma.br ou coloquioppgfopred@gmail.com.

Por: Hérika de Almeida

Produção: Marcos Paulo Albuquerque