HU-UFMA reúne profissionais e famílias doadoras em agradecimento

publicado: 17/12/2021 09h44, última modificação: 17/12/2021 20h55

Na manhã de segunda, 13, o Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA-Ebserh-MEC) amanheceu em ação de graças por causa do evento voltado ao agradecimento de profissionais e famílias doadoras que ajudaram na Doação de Órgãos neste ano tão difícil para todos. O ato foi promovido pela Unidade de Transplantes em parceria com a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) e o Banco de Olhos do HU-UFMA.

Não podia ter sido escolhida uma data melhor para agradecer os feitos alcançados em 2021, já que o dia 13 é dedicado a Santa Luzia (protetora dos olhos) e é Dia Nacional do Doador de Córnea. O momento foi de muita emoção, com destaque para os depoimentos de membros das famílias doadoras que relataram a dor do processo de perda e o ato de dizer o sim para a doação.

Um dos depoimentos que arrancou lágrimas dos presentes foi o da enfermeira Luiza Novoa, integrante da CIHDOTT do HU-UFMA, que perdeu sua mãe neste ano, mas é grata a Deus por ter dado a oportunidade de ter lembrado a doação e ter conversado com seus irmãos para a efetivação do processo. “Mesmo há 11 anos trabalhando com doação e já tendo acolhido tantas famílias e por várias vezes falado que a doação conforta, a doação acalenta, hoje com muita convicção eu consigo materializar esse sentimento, no sentido de que, quando hoje eu abraço uma família, antes eu dizia 'eu imagino o que você está passando' e hoje eu sei.”.

Ela acrescenta ainda que: “A doação da minha mãe mostrou que realmente o ato acalenta nosso coração. Quando eu começo a imaginar todo o processo de dor e perda, de finitude, em seguida vem sempre o sentimento de gratidão, de saber o tanto que ela foi amorosa, caridosa, bondosa a vida inteira e, mesmo após a morte, ela conseguiu continuar fazendo isso. Eu fico imaginando as pessoas que possam ter recebido, e fico imaginando o sentimento de alegria da pessoa que recebeu o telefonema dizendo que vai transplantar. Eu fico tentando imaginar como foi a cirurgia de quem recebeu a córnea dela, da alegria de voltar a enxergar, não tem como o coração não explodir de felicidade mesmo no meio de tão pouco tempo de perda, eu consigo concretizar no meu coração esse sentimento, então, quando a dor chega e o coração sangra, é como se a doação fosse o curativo disso tudo”.

Poliana Bortolon, enfermeira da CIHDOTT, em sua apresentação, destacou o objetivo do evento. “Essa ação visa reafirmar nossos sinceros agradecimentos às famílias, que, mesmo em meio às dores das perdas de seus entes queridos, agem com solidariedade ao próximo e permitem a doação de tecidos.”.

A ocasião mobilizou profissionais, familiares de doadores e demais apoiadores da causa. Atualmente, não há a necessidade de deixar documento escrito, mas é fundamental que a família esteja ciente do desejo do possível doador. O HU-UFMA é credenciado para realizar transplantes de coração, fígado, tecido (ósseo e córnea) e rim. A doação de órgãos e tecidos para transplante só ocorre se um membro da família, até o segundo grau, autorizar a doação.

No dia também foram certificados os setores que apoiam a causa e as unidades de saúde e hospitalares que contribuem ativamente com notificação de doadores, são eles: Unidade de Laboratório de Análises Clínicas, Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica, Unidade de Terapia Intensiva Adulto, Unidade Coronariana, Unidade de Clínica Médica, Unidade de Clínica Cirúrgica, Unidade da Criança e Adolescente, Unidade de Traumato-Ortopedia, Hemodinâmica, Segurança Patrimonial, Unidade de Comunicação Social, Unidade de Transplantes, Unidade de Cirurgia e Recuperação Pós-Anestésica, Hospital de Alta Complexidade Dr. Carlos Macieira, Hospital Municipal Djalma Marques, Hospital Municipal Clementino Moura, Hospital Centro Médico Maranhense, Instituto Médico Legal, Serviço de Verificação de Óbitos, Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão, Hospital São Domingos, Unidade Mista do Coroadinho, UPA do Itaqui Bacanga, UPA do Parque Vitória, UPA do Vinhais, UPA da Zona Rural, UPA da Cidade Operária, UPA do Araçagi, UPA do Paço do Lumiar, Hospital Geral da Vila Luizão, Hospital Dr. Odorico Amaral de Matos, Unidade Mista do Bequimão, Unidade Mista do São Bernardo, Hospital Guarás, Complexo Hospitalar Materno-Infantil Juvêncio Mattos, UDI Hospital - Rede D'Or São Luiz, Hospital de Clínicas Integradas, Hospital de Câncer Aldenora Bello, Hospital de Câncer Dr. Tarquínio Lopes Filho, Central Estadual de Transplantes e Hospital da Mulher

Serviço:

*Central Estadual de Transplantes do MA (CET/MA) – contato: (98) 3227- 6754

*CIHDOTT do HU-UFMA – contato: (98) 2109 1212

*Banco de Olhos do HU-UFMA – contato: (98) 2109 1010

Publicado originalmente em 14/12/21, no site do HU-UFMA.

Por: Alexsandra Jácome/Unidade de Comunicação Social do Hospital Universitário