HU-UFMA recebe sistemas de alto fluxo de oxigênio da Alumar

publicado: 13/07/2021 17h28, última modificação: 13/07/2021 20h04

Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA-Ebserh-MEC) recebeu, na manhã de quarta, 7, cinco sistemas de Alto Fluxo e demais insumos no valor total de 144 mil reais, que foram doados pela Alcoa Foundation. A entrega foi formalizada no auditório geral da Unidade Presidente Dutra em evento simbólico.

Hoje, o HU-UFMA se configura dentro do Sistema Único de Saúde (SUS) como hospital de retaguarda para a assistência aos pacientes mais graves com covid-19, disponibilizando leitos de enfermaria e de terapia intensiva. Os equipamentos oferecem oxigênio em alto fluxo aos pacientes internados com insuficiência respiratória aguda por covid 19. Eles são a melhor terapia no suporte respiratório de pacientes mais críticos acometidos por essa enfermidade, reduzindo a morbidade dos doentes.

O evento contou com a participação virtual do reitor da UFMA, Natalino Salgado Filho; e, presencialmente, estavam a superintendente do HU-UFMA, Joyce Santos Lages; a gerente de Ensino e Pesquisa do HU-UFMA, Rita Carvalhal; o gerente de Administração do HU-UFMA, Eurico Santos Neto; o gerente de Atenção à Saúde do HU-UFMA, Dyego Brito. Já representando a Alumar, estavam a gerente de Segurança, Meio Ambiente, Relações Institucionais e Security, Dulcimar Soares; o superintendente, David Fernandes; a supervisora de Relações Institucionais, Joana Burgos; e as analistas de Comunicação, Lorena Galdino e Mirlene Bezerra.

Para o reitor da UFMA, Natalino Salgado Filho, o momento é de grande felicidade por proporcionar uma assistência mais qualificada e humanizada. “Quero reafirmar a minha alegria e satisfação por essa parceria que vem de muitas décadas. Essa doação chega em um momento de tanta aflição por que o mundo passa com a pandemia. E ela não é significativa só pelo valor, mas também pelo que ela proporciona aos nossos pacientes trazendo alento a quem mais precisa.”.

A superintendente do HU-UFMA, Joyce Lages, frisou que a história do HU-UFMA com a Alcoa tem sido muito bonita porque sempre podemos contar com esse grande parceiro. “Só temos o que agradecer a vocês a parceria que tem nos propiciado muita ajuda em projetos de grande relevância. Então, em nome de toda a equipe do hospital, agradecemos não só a parceria, mas também a sensibilidade em entender o momento que tem sido desafiador a todos nós. Obrigada!”.

Dulcimar Soares, gerente de Segurança, Meio Ambiente, Relações Institucionais e Security, reforçou que a Alumar busca sempre contribuir com o hospital por acreditar em seu trabalho. “Temos o compromisso de fazer a diferença na vida da sociedade. Por isso, sensíveis ao que acontece na pandemia, fortalecemos nossa parceria com o hospital por ser uma instituição séria e que de fato faz as coisas acontecerem. Parabéns pelo trabalho que é feito, usem da melhor forma os sistemas para tirar as pessoas de momentos críticos em suas vidas”.

O gerente de Atenção à Saúde do HU-UFMA, Dyego Brito, expressou suas expectativas com a vinda dos equipamentos. “Este é um hospital de ensino que presta assistência com uma complexidade maior, e agora tivemos mais esse desafio de lidar com os efeitos da pandemia. Os equipamentos vão ajudar bastante, e esperamos que um dia a covid nos deixe para que voltemos a viver uma vida próximo à normalidade”.

A aquisição dos sistemas de Alto Fluxo permitirá que pacientes críticos acometidos pela covid-19 possam ter a oxigenoterapia ofertada pelo método mais efetivo antes da intubação orotraqueal e ventilação mecânica, que aumentam as complicações nos pacientes. A utilização do sistema de Alto Fluxo visa também à prevenção, ao controle e à contenção de riscos, danos e agravos à saúde da equipe multiprofissional do HU-UFMA, à medida que minimiza a disseminação quanto à contaminação por aerossóis contendo o vírus.

Publicado originalmente em 07/07/21, no site do HU-UFMA.

Por: Alexsandra Jácome/Unidade de Comunicação Social do Hospital Universitário