HU-UFMA realiza Ronda da Alta Gestão com foco na qualidade assistencial

publicado: 02/05/2022 11h15, última modificação: 02/05/2022 16h25

Com intuito de sensibilizar as equipes assistenciais, removendo barreiras e promovendo uma escuta ativa, é que o Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA-Ebserh-MEC) adotou a estratégia da Ronda da Alta Gestão, que tem como ação a visita in loco dos gestores do hospital (superintendente, gerentes, chefes de Divisão, de Setor e de Unidades) às áreas assistenciais.

A Ronda tem como foco a qualidade assistencial e a segurança do paciente, por meio do diálogo e de escutas junto aos setores. Ela esteve na Unidade da Criança e Adolescente, na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, na Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica, na Unidade de Traumato-ortopedia, no Setor de Farmácia Hospitalar, na Unidade de Clínica Médica, na Unidade de Terapia Intensiva Adulto e por fim na Unidade Coronariana. Em todos os setores, a alta gestão conversou com as equipes e as lideranças dessas áreas quanto aos processos implementados por estas unidades em relação às metas de segurança do paciente.

A chefe do Setor de Gestão da Qualidade do HU-UFMA, Sirlei Garcia Marques, destaca o objetivo da estratégia da Ronda da Alta Gestão. “Buscamos acompanhar o desenvolvimento das ações dos projetos ‘paciente seguro e saúde em nossas mãos’. Além disso, possibilitar uma interação entre a alta gestão e as áreas, proporcionando a visualização dos avanços bem como das dificuldades de cada área, favorecendo, dessa maneira, a intervenção no tempo oportuno.”.

A visita tem a duração de aproximadamente uma hora e ocorre mensalmente, sendo uma escuta ativa das principais dificuldades e problemas enfrentados pelas áreas. A superintendente do HU-UFMA, Joyce Santos Lages, ressaltou a importância desse momento junto aos profissionais que estão na ponta. “A alta gestão não pode ficar presa em gabinetes, ela precisa percorrer as áreas e escutar os colaboradores. A Ronda é extremamente importante para gerir de forma participativa e encontrar soluções para os problemas, enfrentando as dificuldades que surgem no dia a dia, e, assim, melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.”.

A iniciativa surgiu da parceria com o Hospital Moinhos de Vento (RS) por meio do projeto Paciente Seguro, que foi iniciado em 2021. Ele tem por objetivo melhorar a segurança do paciente em hospitais públicos do Brasil, com base no Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), instituído pelo Ministério da Saúde (MS) e por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-SUS).

No HU-UFMA, o projeto Paciente Seguro tem como áreas piloto a Unidade da Criança e Adolescente (meta 6), a Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (meta 2), a Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica (meta 2), a Unidade de Bloco Cirúrgico (meta 4), a Unidade de Terapia Intensiva Adulto (meta 6) e a Unidade Coronariana (meta 5).

Publicado originalmente em 28/04/22, no site do HU-UFMA.

Por: Alexsandra Jácome/Unidade de Comunicação do Hospital Universitário