HU-UFMA realiza primeira cirurgia de linfadenectomia inguinal por vídeo

publicado: 04/08/2021 09h00, última modificação: 04/08/2021 19h53

O Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA-Ebserh-MEC) sempre buscou avanços tecnológicos que melhorem a qualidade dos serviços prestados e também permitam uma melhor formação de seus discentes e residentes. Por isso, no dia 28 de julho, o serviço de urologia deu um passo importante com a realização da primeira cirurgia de Linfadenectomia Inguinal por Vídeo Endoscopia (VEIL) no Estado do Maranhão.

Trata-se de uma técnica minimamente invasiva para tratamento de câncer de pênis. O médico urologista do HU-UFMA Sergio Moura, que conduziu a cirurgia, conta como é o procedimento e quais os seus benefícios. “É realizado por meio de três incisões na região anterior da coxa, por onde é feito o esvaziamento ganglionar da região. Com esse tratamento, as complicações de ferida operatória (necrose de pele, infecção de ferida, deiscência de ferida, curativos prolongados) são reduzidas substancialmente.”

O procedimento foi realizado em um paciente de 74 anos que tinha neoplasia de pênis. Tudo transcorreu sem intercorrências, e o paciente recebeu alta na sexta-feira, 30/07. A cirurgia foi conduzida pelo urologista Sergio Moura, juntamente com o urologista Rafael Campos, o residente de urologista do 3º ano Daniel Coelho, o residente de urologia do 2º ano Benito Junior, o anestesista Erivaldo Bezerra, a enfermeira Ana Karoline, a instrumentadora Tatiana Marques e a circulante Amanda Araújo.

Rafael Campos, médico urologista do HU-UFMA, destacou a importância dessa nova técnica para a recuperação do paciente. “Já fazíamos essa cirurgia havia muito tempo, só que da forma aberta, e agora teremos a possibilidade de fazer por vídeo, um grande avanço que permite uma recuperação mais rápida, com menor risco de infecção e sangramento.”

Para o gerente de Atenção à Saúde do HU-UFMA, Dyego Brito, a novidade aumenta a qualidade do serviço e torna os procedimentos mais seguros. “O HU-UFMA é um hospital de referência e sempre esteve em busca de inovações que beneficiem a assistência e permitam uma melhor qualidade do atendimento dos usuários do SUS. Sem esquecer que todo esse aprendizado e investimento garante também um melhor ensino e capacitação de nossos profissionais e alunos.”

Saiba mais

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de pênis é um tumor raro, com maior incidência em homens a partir dos 50 anos, embora possa atingir também os mais jovens. No Brasil, esse tipo de tumor representa 2% de todos os tipos de câncer que atingem o homem, sendo mais frequente nas regiões Norte e Nordeste.

O câncer de pênis é um importante problema de saúde pública no Brasil e em particular no Estado do Maranhão, pois apresenta uma das mais elevadas taxas de incidência do mundo, estimada em 6,15 novos casos anuais por 100.000 habitantes.

Publicado originalmente em 02/08/21, no site do HU-UFMA.

Por: Unidade de Comunicação Social do Hospital Universitário