Notícias

HU-UFMA promoverá programação do Dia Mundial do Rim em Alcântara

publicado: 23/02/2024 13h26, última modificação: 25/02/2024 21h29
Sesi e Secretaria de Estado da Saúde serão parceiros na realização das atividades
HU-UFMA promoverá programação do Dia Mundial do Rim em Alcântara

Com o tema “Saúde dos Rins & Exame de Creatinina para Todos", a campanha do Dia Mundial do Rim, capitaneada pela Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), terá novamente o apoio do Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA- Ebserh), por meio da Unidade de Nefrologia e do Centro de Prevenção de Doenças Renais (CPDR).  Este ano, as ações para a sensibilização e conscientização sobre a importância do diagnóstico e acesso ao tratamento da doença renal crônica vão ocorrer na comunidade quilombola de Itamatatiua, em Alcântara, no dia 14 de março.

Segundo Joyce Lages, superintendente do Hospital Universitário da UFMA, a comunidade que receberá a comitiva para a ação do Dia Mundial do Rim já é alvo de pesquisas e assistência de grupos de pesquisa. “O Hospital Universitário é uma referência nacional em pesquisa na área de nefrologia. Nós aliamos, anualmente, o aspecto de fazermos assistência e a pesquisa nessa área com uma data que é muito importante, que é o dia Mundial do Rim. Então, este ano, nós retornamos a uma comunidade na qual o Hospital habitualmente faz pesquisa, que é a região de Alcântara, especificamente, as comunidades quilombolas. Fizemos a escolha pela comunidade de Itamatatiua para fazer a avaliação das pessoas que lá estão, fazer orientação de educação em saúde e tentar alertar para a importância da prevenção da doença renal e das suas causas principais no Brasil, que é hipertensão e o diabetes”, declarou Joyce.

Em reunião realizada ontem, 22, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), o HU-UFMA, o Sesi e a Prefeitura de Alcântara discutiram a programação e a logística para as ações que serão desenvolvidas no Dia Mundial do Rim. As atividades envolverão a dosagem de creatinina no sangue, principal exame para avaliar o funcionamento dos rins; exames oftalmológicos; atendimento pediátrico; orientação nutricional e atividades lúdicas para crianças. A expectativa é atender cerca de 500 pessoas.

Para o prefeito de Alcântara, Nivaldo Araujo de Jesus, a parceria com a UFMA e o HU_UFMA - Ebserh é fundamental para o munícipio. “Muito produtiva a reunião, até porque são parceiros antigos nossos: o Sesi, que tem feito um excelente trabalho em nosso município, a UFMA, que há décadas já vem ajudando nosso município, não só na questão da saúde, mas também com cursos técnicos e superior. O ex-reitor natalino Salgado nos ajudou muito, e, por meio dele, a gente conseguiu avançar muito na questão da saúde. Agora, com esse evento, que é justamente para tratar das pessoas, estão indo diversos profissionais para evitar que os pacientes precisem fazer hemodiálise. Então, é um trabalho mais de prevenção, com a previsão de 500 a 600 pessoas que vão ter acesso a exames de diagnóstico para a gente poder justamente antecipar a possibilidade de eles não precisarem se submeter à hemodiálise e para que o rim funcione normalmente”, compartilhou o prefeito.

O reitor da UFMA, Fernando Carvalho, observa que a ação é uma responsabilidade social da Universidade que gera resultados para o munícipio. “É uma responsabilidade social da instituição, junto com o HU. É uma ação muito importante porque nós temos diversos casos de doenças crônicas do rim, e a gente precisa mapear lá em Alcântara, principalmente, nas comunidades mais carentes, nos quilombos. Essa ação que o HU, junto com outras instituições, como o SESI e nosso Câmpus de Pinheiro, assim como nossos cursos de medicina e enfermagem, com certeza, vai gerar resultados que podem ser utilizados como políticas públicas no município”, apontou Fernando Carvalho.

Médico nefrologista e ex-reitor da UFMA, Natalino Salgado acompanha a comunidade de Itamatatiua há anos, por meio da pesquisa, e considera a ação como uma forma de conscientizar sobre a doença renal e identificar casos ainda em estágio inicial. “No dia 14 de março, nós vamos levar para o município de Alcântara, especificamente, para o povoado de Itamatatiua, uma ação de conscientização e de alerta do Dia Mundial do Rim. Essa ação faz parte de um projeto de pesquisa de um grupo grande de professores e alunos do Hospital Universitário. Já faz uma década que temos essa interação, essa pesquisa lá em Alcântara, e nós temos dado atenção a esses pacientes do estudo que tiveram risco cardiovascular ou renal, ainda hoje, eles fazem acompanhamento no nosso Hospital Universitário”, explicou Natalino.

Ainda segundo o ex-reitor, a ação será “muito interessante e ao mesmo tempo vai mostrar o carinho que este hospital tem em cuidar e fazer pesquisa, orientar e tratar a comunidade de Alcântara, que é uma população que precisa de uma atenção do sistema de saúde”.

Dia Mundial do Rim

O Dia Mundial do Rim é comemorado na segunda quinta-feira de março, com ações de prevenção em todo o mundo. A data reforça a importância da saúde renal e conscientiza sobre a prevenção da Doença Renal Crônica (DRC), enfermidade que causa pelo menos 2,4 milhões de mortes por ano, com uma taxa crescente de mortalidade, segundo dados da International Society of Nephrology (ISN). No Brasil, as ações são coordenadas pela Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN).

A DRC é considerada um problema mundial de saúde pública com desfechos adversos de insuficiência renal e morte prematura. Ela é silenciosa e afeta a qualidade de vida. A melhor maneira de combater a doença é a prevenção, daí a conscientização e o esclarecimento serem a maior arma de enfrentamento ao problema.

O Hospital Universitário possui um moderno Centro de Prevenção de Doenças Renais, que tem por objetivo oferecer à população maranhense um atendimento diferenciado no que diz respeito às diversas patologias renais, observando causas tratáveis e preveníveis da doença. Conta com uma equipe multiprofissional formada por nefrologistas, endocrinologistas, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, farmacêuticos, educadores físicos e nutricionistas que atendem de segunda a sexta-feira, nos turnos matutino e vespertino.

Por: Ingrid Trindade

Revisão: Jáder Cavalcante

 

registrado em: