CONSCIENTIZAÇÃO

HU-UFMA promoverá atividades pelo Dia Mundial do Rim

publicado: 08/03/2023 14h31, última modificação: 09/03/2023 11h40
Será um dia inteiro voltado para orientações com foco na prevenção, diagnóstico precoce e tratamento adequado.
doença renal também se previne na infância!.png

Neste ano, com o tema "Saúde dos Rins & Exame de Creatinina para Todos", a campanha que alerta a sociedade pelo Dia Mundial do Rim terá mais uma vez o apoio do Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA-Ebserh), por meio da Unidade  de Nefrologia e do Centro de Prevenção de Doenças Renais (CPDR), que promoverá um dia de ações voltadas para a sensibilização e conscientização sobre a importância da saúde dos rins. Ela ocorrerá dia 9, das 8h às 16h, no saguão do Centro Pedagógico Paulo Freire da Universidade Federal do Maranhão, na cidade Universitária Dom Delgado, no Bacanga. Espera-se atender entre 150 e 200 pessoas.

Uma programação especial foi elaborada pelo HU-UFMA envolvendo estudantes e colaboradores de diversas profissões que atendem no CPDR. Como realizado em anos anteriores, essa ação é montada em modelo de estações nas quais a pessoa atendida será conduzida para a realização das seguintes etapas: 1- Triagem de risco da doença renal (questionário com perguntas sobre fatores de risco); 2- Verificação de peso, altura e circunferência da cintura - calculando índice de massa corporal e circunferência da cintura de risco; 3- Verificação de pressão arterial e glicemia; 4- Entrega dos resultados e orientações; 5-Encaminhamento para atendimento especializado às pessoas consideradas de risco; e 6- Exposição de pôsteres sobre fatores de risco de doença renal, litíase renal, cores da urina, além de orientação para as crianças.

O Dia Mundial do Rim é comemorado sempre na segunda quinta-feira de março, com ações de prevenção em todo o mundo e, neste ano, comemora 17 anos de atuação . No Brasil, as ações são coordenadas pela Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN). A data reforça a importância da saúde renal e conscientiza sobre a prevenção da  Doença Renal Crônica (DRC), enfermidade que causa pelo menos 2,4 milhões de mortes por ano, com uma taxa crescente de mortalidade, segundo dados da International Society of Nephrology (ISN). A falta de conhecimento sobre a DRC limita seu combate e aumenta a mortalidade a ela associada.

A DRC é considerada um problema mundial de saúde pública com desfechos adversos de insuficiência renal e morte prematura. Estima-se que 850 milhões de pessoas no mundo têm doença renal. Ela é silenciosa e afeta consideravelmente a qualidade de vida. A melhor maneira de combater esse mal é a prevenção, fator que torna a conscientização e o esclarecimento, a maior arma de enfrentamento ao problema. A boa notícia é que a DRC pode ser prevenida, sendo importante conhecer os fatores de risco e manter hábitos saudáveis, inclusive nutricionais e praticar exercícios.

Regras de ouro - Um bom início para a prevenção da Doença Renal Crônica:

1. Mantenha-se em forma.
  2. Pratique atividade física regularmente.
  3. Mantenha sua alimentação saudável.
  4. Evite o sobrepeso.
  5. Mantenha-se hidratado, tomando líquidos.
  6. Controle o nível de açúcar no sangue (glicemia) para evitar o diabetes.
  7. Monitore sua pressão arterial.
  8. Consulte um médico regularmente para acompanhar a situação dos seus rins.
  9. Não fume.
  10. Evite bebidas alcoólicas.
  11. Não tome remédios sem orientação médica.

Acesse o cartaz com informações importantes para a sua saúde renal

Por: HU-UFMA

error while rendering plone.belowcontenttitle.contents