Notícias

Inovação

HU-UFMA participa de projeto de telemonitoramento cirúrgico com o Incor

publicado: 06/06/2023 09h41, última modificação: 06/06/2023 23h37
Projeto teve início no final de 2022 e alcança a meta das 15 cirurgias previstas
HU-UFMA participa de projeto de telemonitoramento cirúrgico com o Incor

O Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA-Ebserh-MEC), sempre buscando inovar e melhorar a assistência prestada aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), passou a integrar o projeto de Telemonitoramento do Ato Cirúrgico (ATO), capitaneado pelo Ministério de Ciência e Tecnologia (MCTI) em parceria com o Instituto do Coração (Incor-HCFMUSP).

O projeto piloto visa promover a inovação e digitalização na saúde pública do país, por meio do desenvolvimento e validação de uma plataforma para Telemonitoramento do Ato Cirúrgico. Ele teve início no final de 2022 e alcança a meta das 15 cirurgias previstas nesse projeto piloto.

Para a efetivação do projeto, as instituições contam com a colaboração da empresa Cisco, que é responsável pelo desenvolvimento das tecnologias. Já que o intuito é viabilizar as equipes médicas especializadas que estão nos grandes centros, como São Paulo, possam acompanhar e colaborar com as equipes de especialistas de outros serviços de saúde localizados em cidades mais distantes.

O cirurgião cardiovascular do HU-UFMA-Ebserh Vinicius Nina, que coordena o projeto em São Luís, destaca a importância. “Ele veio para democratizar por meio da tecnologia a assistência à saúde e possibilitar que pacientes possam ser atendidos em qualquer lugar do Brasil, tendo acesso aos melhores serviços e evitando um deslocamento desnecessário, com custo elevado para a realização de cirurgias.”

Já o diretor da Divisão de Cirurgia Cardiovascular e vice-presidente do Conselho Diretor do Incor, Fabio Jatene, ressalta a parceria das instituições para o desenvolvimento do projeto. “A colaboração do InCor, que é um centro de referência em cirurgias cardíacas, somado ao apoio do MCTI e a expertise da Cisco, permitiram o desenvolvimento de uma solução para equipes médicas afastadas geograficamente e que podem se beneficiar da troca de informações e habilidades para cirurgias de casos complexos. Este é um projeto concebido, estruturado e executado sob a perspectiva da Saúde Digital e dos marcos regulatórios da Telessaúde e Telemedicina aplicada.”  

Hoje, apenas dois centros cirúrgicos estão equipados para a realização das cirurgias de forma colaborativa, um é no Incor, e o outro é no HU-UFMA. São utilizadas tecnologias como videomonitoramento, óculos inteligentes e IoT - definição adaptada pela Cisco para Internet de Todas as Coisas (IoE). As cirurgias são monitoradas em tempo real, permitindo a troca de conhecimentos entre as equipes médicas durante o ato cirúrgico, o que possibilita a rápida tomada de decisão.  

“Estamos transformando em realidade a visão e o conceito de cirurgias híbridas colaborativas, e acreditamos que isso é só o começo da grande transformação que temos pela frente no setor de saúde”, salienta Rodrigo Uchoa, diretor de Digitalização da Cisco Brasil.

A superintendente do HU-UFMA, Joyce Santos Lages, evidencia a importância da iniciativa para o ensino e a pesquisa. "Além do benefício para a população com uma assistência cada vez mais qualificada, destaca-se também a importância para o ensino e a pesquisa, pois as imagens dos procedimentos ficam gravadas e podem ser utilizadas para capacitação e formação de acadêmicos e profissionais da área da saúde, o que é o nosso propósito institucional de Educar para transformar o cuidar.".

As instituições envolvidas têm a expectativa de que o projeto seja replicado para todo o país, sendo instaladas novas salas de monitoramento ainda em 2023, estendendo para cirurgias de diversas especialidades.

Sobre a Ebserh

O Hospital Universitário da UFMA faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

O tema foi destaque no Fantástico, confira a matéria clicando aqui. 

Por: HU-UFMA

Fotos: Fantástico/TV Globo 

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: