HU-UFMA inicia estudo para dimensionamento da área administrativa

publicado: 20/07/2021 15h19, última modificação: 20/07/2021 18h04

Nessa segunda-feira, 19, o Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA-Ebserh-MEC) recebeu gestores da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) para iniciar o projeto de dimensionamento da força de trabalho necessária para as áreas administrativas das unidades hospitalares que compõem a rede. Nesse primeiro momento, foi realizada uma palestra de sensibilização entre as chefias, que aconteceu no auditório central da Unidade Presidente Dutra.

Na ocasião, o coordenador de Planejamento de Pessoal da Ebserh, Mauro Márcio Figueiredo de Oliveira, explicou o porquê da escolha da instituição como unidade piloto. “Vocês foram escolhidos por ser um hospital de grande porte - tipo 1 e por ser considerada uma das instituições mais bem-estruturadas, com processos definidos e de grande complexidade.”

A chefe do Serviço de Dimensionamento de Pessoal da Ebserh, Ana Paula Santos de Lima, ressaltou o objetivo do projeto. “Ele visa à construção de uma metodologia voltada para o dimensionamento de pessoal da área administrativa. O mapeamento nos dará uma visão geral das atividades e demandas de cada processo.”

Seguindo a programação, os gestores visitaram as unidades do HU-UFMA para conhecer in loco os serviços e saber mais das práticas e dos processos de trabalho de cada área.

No início da tarde, o diretor de Gestão de Pessoas da Ebserh, Rodrigo Augusto Barbosa, chegou ao hospital e teve um momento com os gestores da área de Gestão de Pessoas do HU-UFMA. Na ocasião, o reitor da UFMA, Natalino Salgado Filho, participou, de modo virtual, e se disse feliz em recepcioná-los, pois esse momento enriquece a instituição por permitir um aprendizado mútuo.

Já o diretor de Gestão de Pessoas da Ebserh, Rodrigo Barbosa, lembrou que a Ebserh tem o dever de apoiar e melhorar os processos de toda a rede, e que o HU-UFMA faz parte dela. “Estamos aqui para contribuir com o crescimento e desenvolvimento dos processos gerenciais de todos os hospitais. A Empresa foi criada para isso, somos movidos por esse propósito.”

O projeto permitirá a identificação dos processos executados nas referidas unidades funcionais; a definição de parâmetros de produtividade (indicadores) para esses processos; a comparação da demanda e da produtividade das unidades em diferentes hospitais; a criação de parâmetros de dimensionamento da força de trabalho baseados na capacidade média de produtividade da rede e, por fim, estabelecerão um método que possa ser replicado para as demais áreas administrativas dos hospitais da Rede Ebserh.

Para execução do projeto piloto, foram definidas duas áreas: a Gerência Administrativa e a Gerência de Ensino e Pesquisa. A expectativa é validar a metodologia até o final deste ano.

A superintendente do HU-UFMA, Joyce Santos Lages, pediu a colaboração de todos e destacou a importância do momento para o aprimoramento dos processos institucionais. “O envolvimento e empenho de todos nesse processo viabilizará um aporte rico para o desenvolvimento de uma metodologia consistente que enxergue as necessidades do hospital.”

A iniciativa é da Coordenadoria de Planejamento de Pessoal da Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP), por meio do Serviço de Dimensionamento de Pessoal (Sedip), e da Coordenadoria de Gestão de Processos da Diretoria de Gestão de Processos e Tecnologia da Informação (DGPTI), em parceria com a Coordenadoria de Administração da Diretoria de Administração e Infraestrutura (DAI) e as coordenadorias de Administração de Pessoal e de Desenvolvimento de Pessoas da DGP.

Publicada originalmente em 20/07/21, no site do HU-UFMA.

Por: Alexsandra Jácome, com informações da Coordenadoria de Comunicação Social da Ebserh