HU-UFMA foi palco das provas práticas do Revalida

publicado: 15/07/2021 10h04, última modificação: 15/07/2021 13h16

O Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA-Ebserh-MEC) foi um dos hospitais escolhidos para aplicação das provas práticas do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2020. A segunda etapa, realizada no último fim de semana, ocorreu em treze hospitais distribuídos em todo o país, sendo doze vinculados à rede hospitalar da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh-MEC) e um das Forças Armadas.

Para o presidente da Rede Ebserh-MEC, Oswaldo Ferreira, a atuação dos hospitais vinculados como campo prático para a aplicação das provas reforça o papel de apoio ao ensino e à saúde. “Como hospitais universitários federais, temos o compromisso de realizar ações não somente de assistência à saúde, mas também de desenvolvimento da educação. Nossa atuação no Revalida reforça esse compromisso”, afirmou Ferreira.

Aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) desde 2011, o Revalida busca subsidiar a revalidação, no Brasil, do diploma de graduação em medicina expedido no exterior. As referências do exame abordam as cinco grandes áreas da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina da família e comunidade (saúde coletiva). O objetivo é avaliar as habilidades, as competências e os conhecimentos necessários para o exercício profissional adequado aos princípios e às necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo dados do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), instituição responsável pela aplicação do exame, 2.290 inscritos aprovados na primeira etapa realizaram as provas práticas de habilidades clínicas, aplicadas no sábado e domingo, 10 e 11 de julho, e não houve registro de intercorrências. Com 2.309 inscritos no total, apenas 19 participantes não compareceram às provas, o que representa uma abstenção inferior a 1%.

O presidente do Inep, Danilo Dupas, destacou o apoio da Rede Ebserh-MEC. “A Ebserh foi muito parceira do Inep na realização dessa prova. Eu me recordo que, logo que cheguei à presidência do Instituto, estava havendo uma discussão de onde se daria a aplicação da segunda etapa do exame, que poderia ser em hotéis. Logo nos alinhamos com os hospitais, com o forte apoio da Ebserh e das Forças Armadas”, agradeceu o presidente.

O Inep aplicou o exame em 13 cidades brasileiras: Belém (PA), Brasília (DF), Campina Grande (PB), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Maceió (AL), Salvador (BA), São Luís (MA), São Paulo (SP), Teresina (PI), Uberlândia (MG) e Vitória (ES).

Etapas

A divulgação do resultado preliminar da prova de habilidades clínicas será no dia 16 de agosto. Já o resultado final da segunda etapa do Revalida 2020 será publicado em 13 de setembro. O participante aprovado na segunda etapa do Revalida estará apto a prosseguir com o processo de revalidação do diploma junto a uma das universidades parceiras.

Trinta instituições já firmaram termo de adesão ao Revalida 2020. A lista das instituições pode ser acessada no portal do Inep. A relação atualizada das universidades também será disponibilizada no Sistema Revalida, após a divulgação dos resultados finais, para que o participante indique a instituição em que deseja fazer a revalidação do título. Vale ressaltar que a lista passará por atualização, conforme as assinaturas dos termos de adesão. Nesse sentido, cabe ao participante aprovado conferir a relação após a publicação dos resultados finais da segunda etapa, no sistema do exame e no portal do Inep.

Caso o participante seja reprovado na segunda etapa, ele poderá se reinscrever diretamente nessa etapa pelas duas próximas edições do exame. A diretriz é uma novidade do Revalida 2020. Anteriormente, era necessário realizar todo o processo desde o início.

Sobre a Rede Ebserh

Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Vinculados a universidades federais, essas unidades hospitalares têm características específicas: atendem a pacientes do SUS e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

Acesse o Edital da 2ª etapa do Revalida 2020

Veja o edital de retificação com o cronograma da 2ª etapa do Revalida 2020

Acesse o Perguntas Frequentes do Revalida

Acesse o Sistema Revalida

Saiba mais sobre o Revalida

Com informações do Inep e da Coordenadoria de Comunicação da Ebserh/MEC

Publicado originalmente em 13/07/21, no site do HU-UFMA.

Por: Unidade de Comunicação Social do Hospital Universitário da UFMA