Notícias

DIA DOS PAIS

HU-UFMA está entre os Hospitais da Rede Ebserh que incentivam paternidade ativa e maior aproximação entre pais e bebês

publicado: 14/08/2023 15h11, última modificação: 14/08/2023 16h17
HU-UFMA está entre os Hospitais da Rede Ebserh que incentivam paternidade ativa e maior aproximação entre pais e bebês

“Não basta ser pai, tem que participar”.  Essa frase ficou célebre em uma antiga propaganda de televisão que chegava aos lares brasileiros, mas ainda há muito o que se fazer para que a paternidade ativa se torne realidade.  Em diferentes hospitais da Rede Ebserh, especialistas aproveitam o período de internação dos bebês nas unidades Canguru, para incentivar uma maior aproximação dos pais com seus filhos. Eles são incentivados a ter um contato maior com os bebês e recebem orientações sobre cuidados e manuseio do recém-nascido prematuro.

Na Unidade Materno Infantil do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA-Ebserh), os pais são estimulados a participar da internação e dos cuidados com o bebê, por meio do Método Canguru. “O pai recebe orientações sobre as condições de saúde do bebê e aprende a identificar sinais e sintomas de perigo como apneia, refluxo, cólicas, entre outros, além de apoio e participação ativa nos cuidados, como banho, troca de fraldas e administração de medicamentos”, explica a chefe da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal do HU-UFMA-Ebserh, médica Sílvia Helena Cavalcante de Sousa.

O Método Canguru é um modelo de assistência humanizada ao recém-nascido prematuro e à sua família. Faz parte do método o contato pele a pele, que começa de forma precoce e crescente: desde o primeiro toque até evoluir para a posição canguru.

Como parte do Método Canguru, os pais também são sensibilizados a fazer o contato pele a pele com o filho. Por questões de trabalho, nem todos os pais conseguem estar presentes, mas eles sempre são estimulados a participar quando podem, seja à noite, seja no fim de semana. “Essa iniciativa proporciona aos pais um espaço para exercerem a paternidade responsável e serem a principal rede de apoio da mulher e do recém-nascido”, destaca Sílvia Helena Cavalcante, do HU-UFMA-Ebserh.

Para o pai de primeira viagem Paulo Vitor Aroucha, o primeiro Dia dos Pais está sendo vivenciado de maneira inusitada, mas não menos especial. “O meu primeiro dia dos pais tem sido uma jornada emocionante e repleta de descobertas, medos, incertezas, mas, sobretudo, de muito amor. Um amor entrelaçado com responsabilidade, pois iniciei a criação de laços que vão perdurar por toda a vida. A celebração do meu primeiro dia dos pais, sem dúvidas, será um capítulo inesquecível de uma história de transformação e crescimento."

Paulo está acompanhando intensamente as filhas trigêmeas que estão internadas na Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais desde o nascimento, já totalizando 53 dias de acompanhamento hospitalar, e tem participado ativamente dos cuidados, inclusive com o Método Canguru. “Sobre o método canguru, simplesmente acho ele fantástico, importantíssimo, transformador, afinal é o primeiro contato pele a pele com seu filho e os benefícios são gigantescos. Ajuda a regular a temperatura do bebê, promove o vínculo emocional, estimula o desenvolvimento do sistema imunológico e contribui para o crescimento saudável.” afirmou.

Sobre a Ebserh

Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Por: HU-UFMA

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: