Notícias

HU-UFMA encerra Semana de Segurança do Paciente com bons resultados

publicado: 24/09/2021 14h35, última modificação: 24/09/2021 20h46

O Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA-Ebserh-MEC) festejou a grande adesão de público na semana de 13/09 a 17/09 pela realização das atividades em alusão ao Dia Mundial de Segurança do Paciente que teve como tema o "Cuidado Materno e Neonatal Seguro", e o slogan “Aja agora para o parto seguro e respeitoso!”.

O tema foi proposto porque, no Brasil, as taxas de mortalidade tanto materna como neonatal são bem altas, e as causas são em sua grande maioria evitáveis. Com a chegada da pandemia da covid-19 e as suspensões de alguns serviços, essa situação foi agravada, criando o alerta para a urgência de uma mobilização mundial em prol da Segurança do Paciente.

A data foi criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), sendo definida durante a 72ª Assembleia Mundial da Saúde, e o dia escolhido foi 17 de setembro. Como forma de mobilizar e participar dessa data tão importante, o Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA) preparou uma programação especial com o intuito de chamar a atenção dos profissionais, pacientes e familiares para a importância de uma assistência segura.

A abertura da programação ficou por conta do Webinário que contou com mais de 70 participantes. Durante toda a semana, várias atividades foram realizadas, contando com um grande número de participantes. Foram feitas blitz diárias nos setores do hospital mostrando a importância das metas de segurança para a temática. E, focando ainda mais no alcance da campanha, também foram desenvolvidas ações para as redes sociais do hospital com divulgação de vídeos e material informativo sobre a temática. Além dessas atividades, também ocorreram oficinas de reanimação neonatal, arte gestacional e de emergências obstétricas.   

O gerente de Atenção à Saúde do HU-UFMA, Dyego Brito, ressaltou, em sua fala de abertura da semana, a importância de a instituição prezar pela qualidade do atendimento: “O dano na assistência à saúde é uma discussão antiga. Cada pessoa que entra em uma instituição de saúde já entra fragilizada, ela precisa minimamente confiar e ter segurança no que será feito em relação ao seu cuidado. Então cabe a todos nós garantir essa segurança e essa qualidade no atendimento por sermos uma instituição de saúde”. 

Por: Alexsandra Jácome/Unidade de Comunicação Social do Hospital Universitário da UFMA

Revisão: Jáder Cavalcante 



registrado em: